Com boa umidade do solo, soja tem plantio favorecido em grande parte das áreas produtoras em outubro
A umidade do solo deverá ficar acima da média na zona da soja até o fim de outubro, favorecendo a semeadura do grão, de acordo com o acompanhamento feito pela Geosys Brasil, através do sensoriamento remoto, com uso de dados de satélites. Os modelos europeu (ECMWF) e americano (GFS) mostram volumes de chuva de 25 a 120 milímetros nestas áreas, nos próximos 10 dias.
No Centro-Oeste, os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul receberam bons volumes de chuva na primeira quinzena do mês, sendo 27,2mm (MT) e 54mm (MS), elevando a umidade do solo e favorecendo as condições para o plantio da soja. Entre os dias 20 e 30, os dois estados têm previsão de receber chuvas diárias que irão contribuir para o avanço da semeadura no campo. Já em Goiás, a chuva foi mais dispersa na primeira quinzena do mês, no entanto, foi suficiente para aumentar a umidade do solo, o que é favorável para o plantio da soja. Para as próximas duas semanas, estão previstos volumes de chuva de 95,18 mm para o período, superior à média de 54,15mm.
Em São Paulo, após longo período de seca, houve bons volumes de chuva no início de outubro. A umidade do solo está acima da média, cenário positivo para as lavouras de cana-de-açúcar e café e, ainda, trouxe condições ideais para o plantio da soja. A previsão aponta para mais chuvas até o fim do mês, mantendo a umidade acima da média nas próximas duas semanas.
No Sul do país, o Paraná registrou altos volumes de chuva concentrados na primeira quinzena de outubro. As fortes chuvas podem ter afetado a qualidade do trigo ainda não colhido, principalmente na região Oeste do estado, que concentrou 174,3mm de chuva. Além disso, limitou o avanço da semeadura da soja. Mas, o cenário deve mudar de 19 a 27 de outubro, quando a chuva acumulada ficará abaixo de 2mm, dando condições para a colheita do trigo e o plantio da soja. Mesmo com volume baixo de chuva, a umidade do solo deverá se manter em nível satisfatório.
No Rio Grande do Sul, a umidade do solo e o índice de vigor vegetativo (NDVI) indicam boa produtividade para as lavouras de trigo. Nos próximos dias a chuva ficará abaixo da média, mas a umidade do solo se mantém boa. A colheita do trigo deve ocorrer tranquilamente.
0 comentário

Cacau se recupera após dados de demanda melhores do que o esperado

Para especialista, Plano Safra deve conseguir atender em torno de 30% da demanda

Fávaro destaca liderança do Brasil em segurança alimentar e sustentabilidade durante reunião do BRICS em Brasília

Prêmio Mulheres do Agro anuncia abertura de inscrições para oitava edição

Brasil tem oportunidade de se tornar maior exportador de alimentos do mundo após tarifas de Trump

Para aproveitar as novas oportunidades que surgem será necessário aumentar a produtividade