Aprosoja/MS apresenta sistema que monitora safras ao USDA
O presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul, André Dobashi, apresentou a representantes do USDA - Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o Siga – Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio. O projeto desenvolvido em parceria com o Governo de MS, que monitora principalmente as safras de soja e milho do Estado, que tem sido referência para os americanos.
Em diversas ocasiões o USDA chegou a citar o projeto SigaMS em seus documentos que avaliam o desenvolvimento dos grãos em diversas regiões do mundo.
Durante a apresentação foram elencados dados desde o início do projeto, em 2009 e foi ressaltada a necessidade da apresentação de dados concretos, uma vez que influenciam no andamento do mercado e devem representar a realidade local.
A metodologia do Siga, que reúne informações de satélite com dados coletados em campo, foram repassadas aos representantes americanos. Entre as informações, o dado de que as coordenadas geográficas das culturas, nas margens das rodovias, são registradas a cada 1 quilômetro, e todas verificadas por meio do sensoriamento, corroborando para veracidade da informação pesquisada a campo.
Representou o USDA na reunião a Sunita Yadav, analista de safras da Foreign Agricultural Service (FAS). E também participou a Nicole Podesta, adido agrícola dos Estados Unidos, em Brasília.
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Perspectivas para a indústria da soja e a Lei "Combustível do Futuro"
Fertilizantes produzidos com tecnologias sustentáveis reduzem emissões de gases nocivos e integram nova etapa da agricultura regenerativa
FPA leva produção agropecuária do Brasil para a COP-29
Brasil e China estão perto de acordo em miúdos suínos e pescados, dizem fontes
Faesp quer retratação do Carrefour sobre a decisão do grupo em não comprar carne de países do Mercosul
Pedidos de recuperação judicial de empresas do setor agro crescem no País