Novo sistema dinamiza as análises do Cadastro Ambiental Rural traz benefícios aos produtores rurais em MS
Automatizar e acelerar as análises de dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), este é o objetivo da recém plataforma lançada, AnalisaCAR, ferramenta de exclusividade do Brasil que otimiza a inclusão de informações declaradas pelos produtores rurais, no Brasil todo, inclusive no Mato Grosso do Sul, simultaneamente. Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, este é o tema da editoria #MercadoAgropecuário desta segunda-feira (07).
A plataforma desenvolvida pelo Serviço Florestal Brasileiro em parceria com a Universidade de Lavras e lançada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) utiliza tecnologias de sensoriamento remoto para processar milhares de cadastros simultaneamente. Atualmente as análises estavam sendo feitas de modo manual pelas equipes técnicas que, até o momento, haviam processado cerca de 3% dos cadastros da base do sistema federal.
“Com a dinamicidade do sistema passa a ser possível afirmar o nível de conservação das vegetações nativas do estado, mostrando um retrato fiel dos resultados a partir de ações sustentáveis dentro das propriedades rurais. Com isso, o setor torna-se mais atrativo para investidores, devido a oferta de segurança jurídica e ambiental, aumentando a competitividade da região”, explica a consultora técnica, Daniele Coelho.
O AnalisaCAR representa um avanço para o Brasil, que possui o maior acervo de cadastros com informações ambientais do mundo. “O sistema diminui a subjetividade no processo, traz segurança jurídica ao produtor rural e amplia a proteção ao meio ambiente, avançando também em agendas importantes como a implantação efetiva da legislação, recuperação florestal e pagamentos por serviços ambientais”, detalha.
A assinatura de um acordo de cooperação técnica que aconteceu em maio, oficializou a adesão do programa por parte do governo do estado.
CAR em MS
De acordo com os dados gerais do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Mato Grosso do Sul tem hoje 80 mil propriedades rurais, área superior a 35 milhões de hectares. Deste total, mais de 75 mil propriedades rurais estão com seus cadastros ativos, corresponde a 96,2% da área total do MS.
O CAR permite que o produtor tenha um certificado de regularidade ambiental no país, garantindo o acesso ao crédito financeiro e comercialização dos seus produtos, possibilitando o desenvolvimento de selos que agregam valor, pois confirma que o seu negócio está 100% legal nas questões ambientais.
0 comentário
Pedidos de recuperação judicial de empresas do setor agro crescem no País
Ucrânia diz que Rússia disparou "novo" míssil; acusações de que era um ICBM são contestadas
Mulheres do agro debatem realidade da produção agrícola no Brasil durante o 5º ENMCOOP em Florianópolis
Ministro da Defesa chinês recusa reunião com chefe do Pentágono
Chefes de partidos da UE chegam a acordo sobre indicados de von der Leyen para Comissão
STOXX 600 fecha quase estável após negociações voláteis; setor imobiliário pesa