Projeto Campo Futuro inicia levantamento de custos de produção em 2021
O Projeto Campo Futuro, do Sistema CNA/Senar, inicia nesta semana suas atividades de levantamento dos dados de custo de produção das atividades agrícolas e pecuárias em 2021 com a realização dos primeiros painéis virtuais de café e grãos.
Em razão da pandemia, as reuniões com produtores rurais, representantes das federações de agricultura dos estados e dos sindicatos rurais, universidades e empresas continuarão de forma remota, assim como o modelo idealizado em 2020, obedecendo às medidas de segurança para evitar o contágio por Covid-19.
Este ano, o projeto prevê superar os números de 2020, quando foram pesquisadas 22 atividades agropecuárias em 102 painéis virtuais em 19 estados. Mais de 1100 pessoas contribuíram para os levantamentos de custos no ano passado.
Para 2021, a meta do Projeto Campo Futuro é a realização de 140 painéis de levantamento de custo de produção online, visitando 123 municípios em 19 estados brasileiros. Serão levantados os custos de produção das seguintes atividades: fruticultura, hortaliças, grãos, pecuária de corte, cafeicultura, pecuária de leite, cana-de-açúcar, avicultura, aquicultura, silvicultura e suinocultura.
Os levantamentos começaram nesta segunda (24), em Brejetuba (ES), com a apuração de informações sobre a produção de café arábica na região. O encontro teve a participação de produtores e técnicos, com a finalidade de discutir e repassar os dados de custos de produção da cultura.
Ainda nesta semana, estão previstos mais três painéis: café conilon em Jaguaré (ES) na quarta (26), e grãos na quinta (27) e na sexta (28), em Carazinho (RS) e Bagé (RS), respectivamente.
Com 14 anos de execução, o Projeto Campo Futuro visa à identificação de estratégias de comercialização, formação de custos de produção e nível tecnológico das atividades agropecuárias desenvolvidas nas principais regiões produtoras do Brasil.
O projeto busca também gerar informações para análises de mercado, tomada de decisão, prospecção de capacitações e estudos de políticas voltadas para aumento da eficiência e melhoria da competitividade do setor agropecuário.
0 comentário
CNA projeta queda de 1,9% no valor bruto da agropecuária do Brasil em 2024
Líderes do Agro: A importância do treinamento do engenheiro agrônomo para a agricultura brasileira
Prosa Agro Itaú BBA | Perspectivas para a indústria da soja e a Lei "Combustível do Futuro"
Fertilizantes produzidos com tecnologias sustentáveis reduzem emissões de gases nocivos e integram nova etapa da agricultura regenerativa
FPA leva produção agropecuária do Brasil para a COP-29
Brasil e China estão perto de acordo em miúdos suínos e pescados, dizem fontes