Cultura do amendoim ganha reforço em MS com publicação do Zoneamento agrícola
O Ministério da Agricultura publicou no último dia 5, as portarias com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) ano-safra 2021/2022 para o cultivo do amendoim. O zoneamento tem o objetivo de reduzir os riscos relacionados aos problemas climáticos e permite ao produtor identificar a melhor época para plantar, levando em conta a região do país, a cultura e os diferentes tipos de solos.
Em Mato Grosso do Sul, considerando a as metas de ampliação da cesta de produtos no Estado, o amendoim surge como uma opção importante, por ter a propriedade de recuperar solos degradas.
Segundo o Superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar do Estado, Rogério Beretta a cultura, que está em franca expansão e é muito utilizada no Estado de São Paulo para renovação das áreas canavieiras, é excelente alternativa para renovação de pastagem, atuando como restaurador da fertilidade do solo.
“Essa cultura já tem muitas tecnologias e em Mato Grosso do Sul está sendo testada num polo de produtores na regiões de Paranaíba, Bataguassu e Santa Rita do Pardo e ainda, Ivinhema. A Semagro mantem contato com esses produtores e eles tem comentado sobre produtividades muito boas”. Comentou o Superintendente.
Para Beretta, o zoneamento é de fundamental importância, por que estabelece as melhores datas de plantio e variedades de plantio de amendoim, regulamentando a atividade que é nova no Estado e portanto, ainda é considerada de alto risco alto. “O Zoneamento vem trazer segurança para o produtor por que possibilita aquisição de seguros agrícolas para a cultura”. Completou.
Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e ainda poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR). Muitos agentes financeiros só liberam o crédito rural para cultivos em áreas zoneadas.
Atualmente, a produção de amendoins de Mato Grosso do Sul é toda levada para regiões de Tupã e Jaboticabal, em São Paulo. Existe propostas de investimentos em andamento para instalação de uma unidade de secagem de Amendoim em Paranaíba onde o Governo do Estado participa das discussões.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o balanço da safra de grãos 20/21 e projetou que a área total do amendoim deve avançar 2,9% no país, com um total de 165,1 mil hectares, plantados, principalmente, em primeira safra. Há também uma perspectiva de incremento na produção e produtividade, de 0,1% e 3%, respectivamente. O país espera colher 574 mil toneladas.
Segundo o Zoneamento o amendoinzeiro se desenvolve melhor, com produtividade mais elevada, em climas quentes. Temperaturas de 30°C ou ligeiramente superiores são as mais benéficas para a germinação, desenvolvimento inicial das plantas e formação do óleo. O cultivo não é indicado para regiões muito úmidas ou com períodos de chuvas muito prolongados, que propiciam o aparecimento de doenças, além de prejudicar a colheita e a qualidade do produto.
Aplicativo Plantio Certo
Produtores rurais e outros agentes do agronegócio podem acessar por meio de tablets e smartphones, de forma mais prática, as informações oficiais do Zarc, facilitando a orientação quanto aos programas de política agrícola do Governo Federal. O aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Informática Agropecuária (Campinas/SP), está disponível nas lojas de aplicativos: iOS e Android.
Os resultados do Zarc também podem ser consultados e baixados por meio da plataforma Painel de Indicação de Riscos.
0 comentário
Faesp quer retratação do Carrefour sobre a decisão do grupo em não comprar carne de países do Mercosul
Pedidos de recuperação judicial de empresas do setor agro crescem no País
Mulheres do agro debatem realidade da produção agrícola no Brasil durante o 5º ENMCOOP em Florianópolis
Ministro da Defesa chinês recusa reunião com chefe do Pentágono
Chefes de partidos da UE chegam a acordo sobre indicados de von der Leyen para Comissão
STOXX 600 fecha quase estável após negociações voláteis; setor imobiliário pesa