Embrapa participa da elaboração de guia para a agregação de valor à produção agropecuária do Rio Grande do Sul
Agregar valor a produtos agropecuários por meio da inovação e do conhecimento é uma estratégia para conquistar mercados cada vez mais exigentes e também para propiciar maior rentabilidade para o produtor. Nesse sentido, o governo do Rio Grande do Sul mantém o programa Produtos Premium, que no último dia 28 lançou uma nova edição do Guia para Produção de Produtos Premium. A Embrapa Pecuária Sul contribuiu para a elaboração do guia e também será parceira do programa na definição de critérios para a certificação de carnes e derivados como produtos premium, além de desenvolver e difundir tecnologias que contribuam para a qualidade e sustentabilidade da pecuária do estado.
Desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) do Rio Grande do Sul, o Programa Produtos Premium tem como objetivo promover a inovação nas cadeias produtivas tradicionais do estado, como a agroindustrial, agregando valor aos produtos, por meio da aproximação entre produtores e desenvolvedores de soluções tecnológicas e fontes de inovação. A publicação deste guia busca fornecer insumos para orientar e sensibilizar produtores, empresários, associações, cooperativas, institutos de política, de fomento da ciência e tecnologia e demais interessados do setor sobre a importância da agregação de valor aos produtos.
De acordo com o Chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, a carne produzida no Rio Grande do Sul já possui atributos de diferenciação, seja pelos sistemas de produção empregados, as raças utilizadas e o ambiente natural da região. Para Cardoso, a formação dessa rede de inovação é mais um passo importante para o processo de agregação de valor à produção pecuária no estado. “A Embrapa trabalha para que tenhamos, cada vez mais, uma produção de alimentos saudáveis, em sistemas sustentáveis, procurando fazer com que o consumidor se sinta seguro e disposto a pagar mais por esses atributos da carne produzida aqui”.
Já o pesquisador Danilo Santana, que participou da elaboração do guia, ressalta que o Programa Premium, ao aproximar os diferentes elos da cadeia, é mais uma oportunidade para organizar e qualificar a produção pecuária na região. Segundo ele, já temos exemplos de sucesso, como as iniciativas da Indicação de Procedência (IP) da Carne do “Pampa Gaúcho da Campanha Meridional” e Marca Coletiva (MC) “APROPAMPA” para carnes bovinas e derivados, coordenadas pela Associação dos Produtores do Pampa Gaúcho (APROPAMPA) e a Associação dos Produtores dos Campos de Cima da Serra (APROCCIMA), criada para organizar cadeias produtivas, integrando sistemas agrícolas e pecuários com recursos florestais e turísticos, valorizando arranjos produtivos regionalizados na região dos Campos de Cima da Serra. “A nossa pecuária tem um potencial enorme de conquistar mercados, se apostar na qualidade da carne e em sistemas sustentáveis de produção, oportunidades grandes para agregar valor à produção, principalmente com a adoção de tecnologia e de inovação”.
O guia apresenta quais as cadeias que estão contempladas, as linhas de financiamento disponíveis para inovação, tendências de mercado e informações sobre exportação, além de outros assuntos. O programa Produtos Premium conta com a parceria da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedetur), da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Semai), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Para acessar o guia, clique aqui Guia para Produção de Produtos Premium - Sict (.pdf 5,80 MBytes).
0 comentário

Cacau se recupera após dados de demanda melhores do que o esperado

Para especialista, Plano Safra deve conseguir atender em torno de 30% da demanda

Fávaro destaca liderança do Brasil em segurança alimentar e sustentabilidade durante reunião do BRICS em Brasília

Prêmio Mulheres do Agro anuncia abertura de inscrições para oitava edição

Brasil tem oportunidade de se tornar maior exportador de alimentos do mundo após tarifas de Trump

Para aproveitar as novas oportunidades que surgem será necessário aumentar a produtividade