Embrapa participa da elaboração de guia para a agregação de valor à produção agropecuária do Rio Grande do Sul
Agregar valor a produtos agropecuários por meio da inovação e do conhecimento é uma estratégia para conquistar mercados cada vez mais exigentes e também para propiciar maior rentabilidade para o produtor. Nesse sentido, o governo do Rio Grande do Sul mantém o programa Produtos Premium, que no último dia 28 lançou uma nova edição do Guia para Produção de Produtos Premium. A Embrapa Pecuária Sul contribuiu para a elaboração do guia e também será parceira do programa na definição de critérios para a certificação de carnes e derivados como produtos premium, além de desenvolver e difundir tecnologias que contribuam para a qualidade e sustentabilidade da pecuária do estado.
Desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) do Rio Grande do Sul, o Programa Produtos Premium tem como objetivo promover a inovação nas cadeias produtivas tradicionais do estado, como a agroindustrial, agregando valor aos produtos, por meio da aproximação entre produtores e desenvolvedores de soluções tecnológicas e fontes de inovação. A publicação deste guia busca fornecer insumos para orientar e sensibilizar produtores, empresários, associações, cooperativas, institutos de política, de fomento da ciência e tecnologia e demais interessados do setor sobre a importância da agregação de valor aos produtos.
De acordo com o Chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, a carne produzida no Rio Grande do Sul já possui atributos de diferenciação, seja pelos sistemas de produção empregados, as raças utilizadas e o ambiente natural da região. Para Cardoso, a formação dessa rede de inovação é mais um passo importante para o processo de agregação de valor à produção pecuária no estado. “A Embrapa trabalha para que tenhamos, cada vez mais, uma produção de alimentos saudáveis, em sistemas sustentáveis, procurando fazer com que o consumidor se sinta seguro e disposto a pagar mais por esses atributos da carne produzida aqui”.
Já o pesquisador Danilo Santana, que participou da elaboração do guia, ressalta que o Programa Premium, ao aproximar os diferentes elos da cadeia, é mais uma oportunidade para organizar e qualificar a produção pecuária na região. Segundo ele, já temos exemplos de sucesso, como as iniciativas da Indicação de Procedência (IP) da Carne do “Pampa Gaúcho da Campanha Meridional” e Marca Coletiva (MC) “APROPAMPA” para carnes bovinas e derivados, coordenadas pela Associação dos Produtores do Pampa Gaúcho (APROPAMPA) e a Associação dos Produtores dos Campos de Cima da Serra (APROCCIMA), criada para organizar cadeias produtivas, integrando sistemas agrícolas e pecuários com recursos florestais e turísticos, valorizando arranjos produtivos regionalizados na região dos Campos de Cima da Serra. “A nossa pecuária tem um potencial enorme de conquistar mercados, se apostar na qualidade da carne e em sistemas sustentáveis de produção, oportunidades grandes para agregar valor à produção, principalmente com a adoção de tecnologia e de inovação”.
O guia apresenta quais as cadeias que estão contempladas, as linhas de financiamento disponíveis para inovação, tendências de mercado e informações sobre exportação, além de outros assuntos. O programa Produtos Premium conta com a parceria da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedetur), da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Semai), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Para acessar o guia, clique aqui Guia para Produção de Produtos Premium - Sict (.pdf 5,80 MBytes).
0 comentário
Mulheres do agro debatem realidade da produção agrícola no Brasil durante o 5º ENMCOOP em Florianópolis
Ministro da Defesa chinês recusa reunião com chefe do Pentágono
Chefes de partidos da UE chegam a acordo sobre indicados de von der Leyen para Comissão
STOXX 600 fecha quase estável após negociações voláteis; setor imobiliário pesa
Ações da Target caem 20%, com varejista dos EUA esperando estagnação das vendas na época de festas
Ucrânia dispara mísseis de cruzeiro britânicos Storm Shadow contra a Rússia um dia após usar ATACMS dos EUA