Seminário sobre agroecologia e agricultura familiar promoverá troca de experiências entre países da América Latina
Será realizado nos dias 9 e 10 de março o Seminário Internacional Agroecologia, agricultura familiar e ODS: políticas públicas na América Latina. A iniciativa visa promover, entre países latino-americanos, a socialização e a troca de experiências sobre políticas públicas para a agroecologia, identificando as principais ações e desafios para a região.
Nos dois dias, a programação ocorrerá das 10h às 12h (horário de Brasília). O seminário será realizado de forma virtual, na plataforma de videoconferência Zoom, com tradução simultânea para o português e o espanhol. Ao final, será emitido certificado de participação para os inscritos que acompanharem toda a programação.
O seminário é voltado para técnicos e gestores dos governos de países da América Latina e membros de organizações e redes de agroecologia, universidades, centros de pesquisa, organizações não governamentais (ONGs) e de instituições internacionais.
>> Clique aqui e faça a inscrição no seminário
Durante o evento, serão apresentadas experiências da Argentina, do Brasil, da Colômbia, do Paraguai, do Uruguai e da Nicarágua. A programação conta com três painéis, nos quais serão abordados os seguintes eixos temáticos: sociedades rurais prósperas e inclusivas; sistemas alimentares e dietas sustentáveis; e gestão sustentável dos recursos naturais e resiliência dos meios de subsistência.
No dia 9, às 10h40, o primeiro painel do seminário abordará os instrumentos de política que favorecem os efeitos da agroecologia na redução da pobreza e no fortalecimento de territórios inclusivos. Participam o diretor de Sistemas Produtivos Alternativos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Patricio Dowbley; a oficial de Agricultura da FAO Roma, Emma Siliprandi; e o diretor da Confederação das Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (Coprofam), Fernando López.
O segundo painel será realizado no dia 10, a partir das 10h10, e contará com a participação da coordenadora de Agroecologia e Produção Orgânica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Virgínia Cipriano; e do diretor de Políticas Agropecuárias do Ministério da Agricultura de Nicarágua, Omar Aguilar. Na pauta, as diferentes maneiras de como as políticas públicas de agroecologia podem contribuir para dietas saudáveis e sustentáveis.
Na sequência, às 11h05, ocorrerá o último painel, focado nas formas como as políticas públicas de agroecologia podem favorecer a resiliência dos meios de vida para as sociedades rurais frente aos efeitos decorrentes das mudanças climáticas. Participam a diretora executiva do programa de agroecologia da organização Alter Vida, do Paraguai, Hebe González; e o presidente da comissão de agroecologia do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Eduardo Blasina.
O evento faz parte do projeto Semeando Capacidades, uma iniciativa de cooperação sul-sul trilateral, que busca o fortalecimento de instrumentos e políticas para a Agricultura Campesina, Familiar e Comunitária (ACFC) na Colômbia, por meio da troca de experiências com governo e organizações brasileiras.
O projeto é executado em conjunto pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia (MADR). O evento também conta com o apoio da Reunião Especializada em Agricultura Familiar (REAF Mercosul) e está articulado com a iniciativa da FAO de ampliar a escala da agroecologia.
O seminário internacional sobre agroecologia e agricultura familiar será transmitido, ao vivo, no canal do Youtube da Organização das Nações Unidas da Colômbia. Clique aqui para acompanhar a programação do dia 9 e aqui para assistir aos painéis e debates do dia 10.
0 comentário

Fixação de nitogênio via foliar traz ganhos de produtividades e sustentabilidade na produção

Inmet e Mapa instalam nova estação automática no Rio Grande do Sul

Casa Branca propõe eliminar pesquisa climática de agência NOAA em proposta orçamentária

Estudo inédito aponta que Minas Gerais tem 15 milhões de hectares com potencial para projetos florestais

Abertura da Colheita da Noz-Pecã celebra retomada após eventos climáticos

Lula irá à China em maio para mais um encontro com Xi Jinping