Dr. Rattan Lal é o eleito do World Food Prize 2020 por seu trabalho focado na saúde dos solos
A edição de 2020 do World Food Prize premiou, nesta quinta-feira (15), o Dr. Rattan Lal. Nascido na Índia e cidadão dos EUA, o pesquisador é um cientista do solo e foi agraciado com uma das mais importantes honras do setor por sua pesquisa centrada nas particularidades do solo para aumentar a produção, a produtividade, restaurar e conservar os recursos naturais, além de mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
"Ao longo de sua carreira de mais de cinco décadas e quatro continentes, Dr. Lal promoveu técnicas inovadoras de preservação do solo, beneficiando a subsistência de mais de 500 milhões de pequenos agricultores, melhorando a segurança alimentar e nutricional de mais de dois bilhões de pessoas e salvando centenas de milhões de hectares de ecossistemas tropicais naturais", afirma a instituição.
O pesquisador é reconhecido por sua intensiva e centrada pesquisa para aprimoramento da saúde do solo, transformando técnicas como as culturas de cobertura, plantio direto e agroflorestas. Assim, é considerado um dos maiores cientistas de solos do mundo. Hoje, um de seus principais estudos se dá sobre como a saúde dos solos contribui para o maior sequestro de carbono, favorecendo ainda mais o meio ambiente.
"Essa abordagem centrada no solo é baseada na premissa de que a saúde do solo, plantas, animais, pessoas e do ambiente é única e indivisível", afirma o Dr. Lal.
The World Food Prize
O World Food Prize nasceu em 1970, pelas mãos do Dr. Norman E. Borlaug, vencedor do Nobel da Paz por sua vida dedicada a trabalhos e práticas que fossem pontes para o fim da fome no mundo, por meio da união de pesquisa, tecnologia e líderes políticos em todo o globo para garantir o avanço da produção de alimentos e o acesso a comida por cada vez mais pessoas.
Não por acaso, o World Food Prize é hoje considerado como o Nobel da alimentação e agricultura. Em 2006, o vencedor foi o brasileiro e orgulho do agronegócio, Dr. Alysson Paolinelli pela intensa e profunda transformação do Cerrado.
E nesta semana, centenas de líderes estão virtualmente reunidos focados nos debates para soluções para que os sistemas produtivos sejam otimizados e cada vez mais sustentáveis, para que as cadeias produtivas possam alcançar resultados ainda mais expressivos e, principalmente, para que haja comida para todos.
0 comentário
Presidente Lula sanciona Lei sobre os procedimentos da produção de bioinsumos
Após 2024 de desafios para a produção, 2025 vai exigir na logística e nas políticas públicas
Dívida Pública sobe 1,85% em novembro e supera R$ 7,2 trilhões
2024 complicado para o arroz com chuva, ameaça de leilão e dificuldades de infraestrutura
StoneX eleva previsão de área de algodão no Brasil em 2024/25 com revisão na Bahia
Em 2025, retomada do Fundo Federal Agropecuário é uma das prioridades do Anffa Sindical