Setor agropecuário goiano exporta mais de cinco bilhões de dólares, em 2019
Dados divulgados pelo sistema Comex Stat do Ministério da Economia na segunda-feira, 6 de janeiro, referentes à balança comercial do mês de dezembro de 2019, mostram que houve superávit de U$ 319.777.176,00, sendo US$ 574.627.978,00 exportados e US$ 254.850.802,00 em importações. No acumulado de janeiro a dezembro, o superávit foi de U$ 3.459.269.399,00, sendo US$ 7.043.547.265,00 em exportações e US$ 3.584.277.866,00 em importações. Nesse acumulado, a participação do agro foi de 76% das exportações totais, representando US$ 5.352.940.629,00.
No acumulado de janeiro a dezembro, em comparação a 2018, em toneladas líquidas, os destaques ficam por conta do milho, com aumento de 186% (total exportado de US$ 808.180.366,00); álcool etílico, com aumento de 112,6% (total exportado de US$ 32.166.483,00); e o setor de lácteos, com aumento de 68% (total exportado de US$ 888.542,00). O milho também aumentou sua participação nas exportações goianas, de 3,9% em 2018 para 11,5,% em 2019.
Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, os dados superavitários e a boa participação do agro na balança reforçam como o setor cresceu ao longo do ano, conseguindo se manter forte e, ainda, diversificando a sua pauta. “Goiás tem se destacado nacionalmente quanto às exportações e o agro tem dado sua contribuição com volumes significativos exportados, que se traduzem em mais força para a economia do Estado. Temos a certeza de que 2020 não será diferente e vamos continuar trabalhando, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, para avançarmos ainda mais nesses resultados”, salientou.
0 comentário
Agro e Prosa Episódio 898 - Diálogo Sustentável - Abramilho e Aprosoja
CNA na COP 29: as decisões de Baku | Ouça o Agro CNA/Senar #150
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | China abre mercados para produtos agrícolas para o Brasil
Podcast Foco no Agronegócio | Perspectivas 2025 | Macroeconomia
Dificuldades sentidas pelo agro em 2024 exigiram transformação e otimização do marketing focado no setor
Melhores cases do marketing agro em 2024 são celebrados em evento realizado pela agência Macfor