Suco/Secex: exportações em dezembro caem 44,36% em volume e 40,1% em receita
O volume total de suco de laranja exportado em dezembro atingiu 235,1 mil toneladas, queda de 44,36% em relação às 422,5 mil toneladas embarcadas em dezembro de 2018, informou há pouco a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia. Em relação a novembro de 2019, quando o Brasil vendeu 252,2 mil toneladas ao exterior, houve redução de 6,8%. Os dados consideram 21 dias úteis.
A receita obtida com exportações em dezembro atingiu US$ 187,8 milhões, recuo de 40,1% ante os US$ 313,5 milhões registrados em igual período de 2018. O resultado representa queda de 22,2% na comparação com o montante de US$ 241,3 milhões faturado em novembro.
As exportações acumuladas de suco de janeiro a dezembro de 2019 alcançaram 2,259 milhões de toneladas, 8,13% menos do que o total de 2,459 milhões de toneladas embarcadas em igual intervalo de 2018. A receita acumulada entre janeiro e novembro caiu 10,25% na mesma comparação, passando de US$ 2,137 bilhões para US$ 1,918 bilhão.
Em dezembro, as exportações de suco de laranja concentrado e congelado (FCOJ) movimentaram US$ 51,1 milhões, queda de 56,7% em comparação com os US$ 118 milhões de dezembro de 2018 e de 59,1% ante os US$ 125 milhões faturados em novembro do atual ano. O volume exportado de FCOJ ficou em 32,1 mil toneladas, 47,3% a menos do que no mesmo período de 2018 e 55,23% a menos do que em novembro de 2019.
O faturamento com vendas de suco não concentrado e não congelado (NFC) no 12º mês de 2019 foi de US$ 136,7 milhões, queda de 30% ante os US$ 195,5 milhões de dezembro/18 e alta de 17,54% sobre os US$ 116,3 milhões de novembro de 2019. Já o volume exportado de NFC foi de 203 mil toneladas no mês passado, redução de 43,86% ante as 361,6 mil toneladas do mesmo período de 2018 e avanço de 12,46% na comparação com novembro/19, quando foram exportadas 180,5 mil toneladas.
0 comentário
Agro e Prosa Episódio 898 - Diálogo Sustentável - Abramilho e Aprosoja
CNA na COP 29: as decisões de Baku | Ouça o Agro CNA/Senar #150
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | China abre mercados para produtos agrícolas para o Brasil
Podcast Foco no Agronegócio | Perspectivas 2025 | Macroeconomia
Dificuldades sentidas pelo agro em 2024 exigiram transformação e otimização do marketing focado no setor
Melhores cases do marketing agro em 2024 são celebrados em evento realizado pela agência Macfor