CropLife Brasil participa de Workshop sobre geração de conhecimento para alimentar o mundo
Discutir os desafios e os avanços nas pesquisas em busca de soluções para a produção de alimentos para as próximas décadas. Esse foi o objetivo do Workshop "Gerando Conhecimento para Alimentar o Mundo", realizado ontem (25) pelo Instituto de Estudos Avançados da USP e que contou com a participação do presidente da CropLife Brasil, Christian Lohbauer.
O executivo foi o expositor do módulo "Defensivos agrícolas e a produção de alimentos", que teve a moderação de José Otavio Menten, professor associado da USP/ESALQ e presidente do Conselho Científico Agro Sustentável, CCAS. Na oportunidade, Christian pôde reforçar a importância da ciência na produção de alimentos, a seriedade da agricultura brasileira e o controle permanente que garante a qualidade e segurança do alimento produzido no Brasil. O comprometimento da iniciativa privada, que investe na pesquisa e desenvolvimento das diversas tecnologias para a produção agrícola mais eficiente, e dos órgãos e instituições responsáveis por acompanhar e fiscalizar os processos de produção e comercialização dessas tecnologias também foi citado.
"O Brasil exporta segurança alimentar. Sabemos que problemas existem, e nosso objetivo é trabalhar para diminuir essas questões. Por isso, nosso grande projeto está voltado para a educação nacional com grande capilaridade e diversas parcerias, para treinar e levar informação a produtores, crianças e donas de casa", afirmou Lohbauer.
Além disso, o presidente da CropLife Brasil chamou a atenção para o atraso do Brasil no acesso às novas tecnologias já disponíveis em outros países, além de esclarecer questões relacionadas a alguns dos principais mitos do setor de defensivos, como o Brasil não ser o país que mais utiliza defensivos no mundo, quando se leva em consideração critérios científicos, como a produtividade agrícola (quantidade de defensivo utilizado X quantidade de alimento produzido).
Christian também destacou a importância da criação da CropLife Brasil, que terá papel fundamental no esclarecimento e disseminação de conhecimento, tanto para os produtores rurais, por meio de ações de educação e treinamento que contribuam para promover as boas práticas agrícolas, quanto para a sociedade, por meio da divulgação de informações de qualidade sobre a importância da tecnologia para a produção sustentável de alimentos.
Abordar o tema alimentação é cada vez mais necessário visto que, de acordo com a FAO, quase 1 bilhão de pessoas não tem acesso a uma alimentação de forma que atenda suas necessidades diárias de nutrientes. Além disso, de acordo com a ONU, em 2050 haverá mais de 9,5 bilhões de habitantes no mundo - e, em função desse crescimento populacional, será necessário um incremento de 70% na produção de alimentos para atender a demanda dos novos consumidores que surgirão nos próximos 30 anos.
O evento faz parte da série de encontros Strategic Workshops, iniciada em 2015 com o objetivo de incentivar a organização da pesquisa na USP em torno de temas estratégicos, fomentando abordagens transdisciplinares e a interação entre pesquisadores de diferentes Unidades. A iniciativa é uma parceria com o Instituto de Estudos Avançados e, com o apoio da Academia de Ciências do Estado de São Paulo já promoveu diversos encontros em áreas estratégicas e de reconhecida excelência na Universidade de São Paulo.
Sobre a CropLife Brasil
A CropLife Brasil é uma associação que reúne a experiência de diferentes segmentos que trabalham com pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de sementes e mudas, biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos para promover a inovação e o manejo integrado das tecnologias no campo.
0 comentário
Agro e Prosa Episódio 898 - Diálogo Sustentável - Abramilho e Aprosoja
CNA na COP 29: as decisões de Baku | Ouça o Agro CNA/Senar #150
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | China abre mercados para produtos agrícolas para o Brasil
Podcast Foco no Agronegócio | Perspectivas 2025 | Macroeconomia
Dificuldades sentidas pelo agro em 2024 exigiram transformação e otimização do marketing focado no setor
Melhores cases do marketing agro em 2024 são celebrados em evento realizado pela agência Macfor