Relação de produtos com direito a bônus do PGPAF em agosto já está disponível para consulta
Agricultores e extrativistas interessados no bônus de descontos do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) para o mês de agosto já podem acessar a lista com as culturas e estados contemplados. A relação foi divulgada nesta quinta-feira (8), no Diário Oficial da União (DOU). O cálculo do percentual é feito mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O parâmetro usado baseia-se nos custos de produção elaborados pela estatal.
Com o bônus, os agricultores familiares têm a opção de solicitar os descontos no pagamento ou na amortização de parcelas do financiamento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O programa é responsável pelo financiamento, ampliação e modernização das estruturas de produção, beneficiamento e indústrias no meio rural e em áreas comunitárias rurais.
Ao todo, 12 produtos receberão descontos, que são válidos a partir do dia 10 de agosto até 9 de setembro. Os bônus de maior destaque foram para o feijão caupi nos estados do Tocantins, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Mato Grosso e a amêndoa de babaçu, também em Tocantins, Maranhão e Piauí. Outros itens que também contarão com o bônus são o açaí (AC, AM e AP), a raiz de mandioca (AL, CE, PB, RN e Espírito Santo), a castanha de caju (AL, PB, PI), a borracha natural (MA), a cana-de-açúcar (RJ), a laranja (RS), o maracujá (SE e ES), o mel de abelha (BA, PI, RN, PR, SC) e o sorgo (TO).
Os produtos contemplados com o benefício foram detectados pela Conab com valor de mercado abaixo do preço de garantia nos estados. Clique aqui para acessar a lista completa das culturas selecionadas.
0 comentário
Um debate diferente sobre os desafios e as oportunidades do agronegócio brasileiro
Audiência debate soluções para reduzir despesas de grãos na região Sul
Dólar volta a ultrapassar R$6,00 e bate novo recorde com reação negativa à reforma do IR
Bom dia Agro 29/11/24 - Disparada do dólar, reações do financeiro, PL dos bioinsumos e mercado do trigo
Plantio tardio toma ritmo acelerado no Mato Grosso e abre cenário favorável para a janela da segunda safra
Coamo antecipa R$185,8 milhões em sobras