Campo Futuro analisa custos de grãos, aves e suínos no Paraná
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com universidades e centros de pesquisa, realizou, na quinta (18), painéis do Projeto Campo Futuro para levantar os custos de produção de grãos, aves e suínos nos municípios de Londrina e Castro, no Paraná.
O projeto busca reunir informações para auxiliar o produtor rural na administração de custos, riscos de preços e gerenciamento da produção.
Produtores rurais, técnicos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e da Labor Rural Serviços e Empreendimentos, além de representantes de sindicatos e da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) participaram dos levantamentos.
Os paineis de suinocultura e avicultura integrada ocorreram no município de Castro. Para o presidente do Sindicato Rural de Piraí do Sul, Guilherme Jonker, o encontro foi importante para mostrar os custos de produção da atividade.
“A remuneração dos produtores de aves tem sido abaixo do esperado. Porém, com a gestão dos custos é possível investir em tecnologia e modernizar a produção”.
Em Londrina, o produtor de grãos Adão de Pauli destacou a importância do levantamento dos custos. “Nós temos que estar ligados nos gastos da propriedade, inclusive nos custos de compra e venda de produtos”.
0 comentário
Audiência debate soluções para reduzir despesas de grãos na região Sul
Dólar volta a ultrapassar R$6,00 e bate novo recorde com reação negativa à reforma do IR
Bom dia Agro 29/11/24 - Disparada do dólar, reações do financeiro, PL dos bioinsumos e mercado do trigo
Plantio tardio toma ritmo acelerado no Mato Grosso e abre cenário favorável para a janela da segunda safra
Coamo antecipa R$185,8 milhões em sobras
Aniversário do Inmet é marcado por nova reestruturação