Grupo de Trabalho apresenta ações para evitar mortalidade das abelhas
O grupo técnico que trata da mortalidade das abelhas apresentou o andamento dos trabalhos na reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mel e Produtos das Abelhas do Ministério da Agricultura, na terça (25), em Brasília.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) coordena o grupo que também é composto por representantes da Confederação Brasileira dos Apicultores (CBA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) e Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel).
De acordo com a assessora técnica da Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais da CNA, Marina Zimmermann, o trabalho efetivo do grupo técnico já tem demonstrado resultado.
“A mortalidade aguda de abelhas será inserida no novo Programa Nacional de Sanidade das Abelhas que está sendo desenvolvido pelo Ministério da Agricultura. Até agora, como não se trata de uma doença de notificação obrigatória pela Organização Mundial da Saúde Animal, esse tema não fazia parte do protocolo de atendimento de doenças utilizado pelo serviço oficial veterinário”, destacou.
A necessidade da governança da cadeia apícola, a criação de um formulário único para cadastro de áreas onde existem colmeias e outras medidas de mitigação e redução de impacto para os apicultores apresentadas serão avaliadas pela comissão setorial e debatidas na próxima reunião do grupo técnico.
0 comentário
Audiência debate soluções para reduzir despesas de grãos na região Sul
Dólar volta a ultrapassar R$6,00 e bate novo recorde com reação negativa à reforma do IR
Bom dia Agro 29/11/24 - Mercado do trigo
Plantio tardio toma ritmo acelerado no Mato Grosso e abre cenário favorável para a janela da segunda safra
Coamo antecipa R$185,8 milhões em sobras
Aniversário do Inmet é marcado por nova reestruturação