Preços agrícolas mantém trajetória de queda
O IqPR - índice que mede a flutuação dos preços recebidos pelos agricultores paulistas - registrou queda de 1,06% na segunda quadrissemana do mês de maio de 2019, informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA), instituição de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Dentre os produtos que apresentaram aumento de preços quando comparados com o mesmo período do mês anterior, destacaram-se: batata (9,14%), arroz (5,73%), carne de frango (5,37%) e amendoim (3,11%).
No caso da batata, a oferta menor fruto da redução das áreas cultivadas e das chuvas que nas últimas semanas dificultaram as colheitas se apresenta como principal indutor dessa alta dos preços na safra de outono. Nota-se que os preços atuais estão 230% maiores que os vigentes no mesmo período de 2018, explicam Danton Leonel de Camargo Bini e Eder Pinatti, pesquisadores do IEA.
Dos 11 produtos que sofreram redução de preços no período analisado, destacam-se: banana nanica (23,88%), feijão (21,36%) e laranja para mesa (15,02%).
Clique AQUI e leia o artigo completo.
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC