Seminário debate tecnologia e inovação no agronegócio
Qual o papel do setor público e privado para a criação de um sistema global eficiente de alimentos, resiliente e voltado para alimentar uma população que deverá atingir 9 bilhões em 2030? Essa e outras questões serão debatidas no seminário "Tecnologia e Inovação no Agronegócio - Da economia verde à importância dos dados para o setor".
Organizado pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e pelo Green Rio, o evento será realizado no próximo dia 14 de março, a partir das 14h, no auditório da SNA. Participarão dos debates representantes de produtores, startups de tecnologia, setor público e indústrias de alimentos.
Especialistas afirmam que as empresas do agronegócio devem fortalecer suas cadeias de fornecimento e adaptar suas ofertas para atender a diversas necessidades. Essas demandas incluem desde questões como segurança alimentar e nutrição básica das populações de baixa renda, à capacidade de lidar com os desejos e prioridades dos consumidores nos mercados desenvolvidos.
Durante o seminário, serão debatidos temas de interesse como a necessidade de cadeias de alimentos mais transparentes e rastreáveis; o gerenciamento dos recursos naturais e as novas tecnologias e modelos de negócios que aumentam a complexidade enfrentada pelo setor, diante da demanda crescente dos consumidores.
A Embrapa Solos participará do painel "Inovação e ganho de escala em produção sustentável", sendo representada por seu chefe-geral José Carlos Polidoro. No momento, a empresa tem interesse em apoiar programas de startups.
Estarão presentes no mesmo painel, entre outros, o vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Ivandré Montiel da Silva; o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Newton Araújo Silva Júnior e a GR Agrária, do Rio de Janeiro. Especializada em reciclagem como forma de diminuir a poluição de rios e solos, a empresa recicla óleo de cozinha, produz artigos de limpeza, além de um insumo especial para utilização em hortas.
Nos debates em torno do tema "Empreendedorismo e tecnologias no agronegócio sustentável", um dos destaques será a Good Food Institute, empresa norte-americana focada na produção de alimentos à base de plantas, e que tem como proposta a diminuição do impacto ambiental da produção animal. O grupo trabalha com cientistas e investidores e apoiam startups e empresas interessadas em novos alimentos.
Também participando do painel sobre Empreendedorismo, ao lado de representantes do Sebrae e da SerraTec, a primeira empresa de Agricultura em Ambiente Controlado (CEA) no Brasil - Fazenda Urbana (RJ) - irá mostrar seu trabalho de produção de brotos de verduras e legumes em contêiners, para venda em redes de supermercados.
Ainda durante o seminário, será apresentada a oitava edição da feira e conferência Green Rio 2019, programada para o período de 23 a 25 de maio, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.
Programação
14h – Abertura SNA e Green Rio
14h20 – Empreendedorismo e tecnologias no agronegócio sustentável
– Good Food Institute – Gustavo Guadagnini
– Fazenda Urbana – Tom Oberlin
– SerraTec (Petrópolis)
– Sebrae – Cezar Kirszenblatt
– Moderação: Helio Sirimarco – Sociedade Nacional de Agricultura
15h10 – Green Rio e SNA na promoção da economia verde
– SNA – Sociedade Nacional de Agricultura – Sylvia Wachsner
– Green Rio/Planeta Orgânico – Maria Beatriz Martins Costa
15h30 – Inovação e ganho de escala em produção sustentável
– SENAI – Paulo Coutinho
– Embrapa Solos – José Carlos Polidoro
– SICOOB Fluminense
– Banco do Brasil – Ivandré Montiel da Silva
– GR Agrária
– Moderação: Maria Beatriz Martins Costa
16h40 – Debate e encerramento
Inscrições: https://www.greenrio.com.br/index.php/seminario-14-marco-2019/
0 comentário

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos

Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café

Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério

Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão

China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP