Seminário debate as possibilidades do agronegócio no Estado do Rio de Janeiro
Como modernizar e incrementar o agronegócio no Rio? Esta é a proposta do seminário “Possibilidades do agronegócio no Estado do Rio de Janeiro”, que será realizado no dia 20 de fevereiro, a partir das 14h, no auditório da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA). Além de diversos representantes do setor, o evento contará com a presença do novo secretário estadual de Agricultura, Eduardo Lopes.
No primeiro painel do seminário, o ex-secretário de Agricultura do Estado do Rio e diretor da SNA, Alberto Figueiredo, irá abordar alguns aspectos que poderão beneficiar, de forma estrutural, a Secretaria de Agricultura.
Figueiredo, que é engenheiro agrônomo e produtor rural no município de Resende (RJ), cita como desafios do setor “o aumento da produtividade das pastagens e do rebanho, a liberação de áreas para outras culturas e criações e a ampliação da participação da produção interna no consumo do estado”.
No segundo painel, a coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos) da SNA, Sylvia Wachsner, irá debater o futuro do agronegócio no Rio de Janeiro.
A partir da expressão “tamanho não é documento”, Fábio Ramos, diretor da Agrosuisse, falará, no terceiro painel, sobre o paradigma de que a escala de produção define o resultado econômico e financeiro dos empreendimentos rurais. Segundo ele, “a rentabilidade é o que importa. Não interessa aumentar escalas sem eficiência na gestão, na tecnologia e na atuação comercial”.
Em seguida, Carlos Alberto Magioli, auditor fiscal agropecuário, irá debater a segurança dos alimentos no Rio de Janeiro, chamando a atenção para as mudanças nos hábitos alimentares e para a necessidade de conciliar o desenvolvimento econômico com a proteção à saúde do consumidor, respeitando suas peculiaridades.
No quinto painel, Paulo Martins, da Embrapa Gado de Leite, falará sobre questões relacionadas à pesquisa e ao ensino no setor. Por fim, o médico veterinário Ricardo Mansur irá abordar aspectos estruturais e operacionais da assistência técnica e extensão rural no Estado do Rio.
O seminário “Possibilidades do Agronegócio no Estado do Rio de Janeiro” conta com a realização da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) e a Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet), sob a coordenação de Luiz Octavio Pires Leal, editor do site Animal Business Brasil.
0 comentário

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos

Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café

Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério

Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão

China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP