CNA debate política monetária brasileira e os impactos para o setor agropecuário
O Grupo de Trabalho Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) discutiu a política monetária brasileira e os impactos para o agronegócio nesta terça-feira (04), em Brasília.
O encontro contou com a presença de integrantes do GT e representantes do Banco Central, que fizeram uma palestra sobre crédito direcionado e subsídio cruzado. Segundo o coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon, o objetivo foi debater propostas que possam subsidiar a construção de uma política monetária condizente com as necessidades do setor agropecuário.
“Debatemos quais são os focos e os gargalos prioritários que precisamos trabalhar, especialmente novas fontes de financiamento. Queremos saber como o produtor pode fazer um rearranjo para buscar financiamentos alternativos que não sejam apenas de um determinado banco”, disse Conchon.
Outro convidado foi o sócio-diretor da LCA Consultores, Fernando Sampaio, que falou sobre o ambiente econômico, perspectivas eleitorais e impactos no setor agropecuário. Na opinião dele, o governo atual está enfraquecido e o próximo presidente terá mais capacidade de iniciativa. No entanto, será preciso contar com o apoio de políticos ligados ao Agro dentro do Congresso, o que indica uma maior sensibilidade para as demandas do setor no próximo mandato.
“A perspectiva para o agronegócio é boa porque o agronegócio é forte. Ele tem uma força que não é circunstancial. É uma força construída, tem tecnologia. É evidente que dá para melhorar questões de crédito e de infraestrutura, principalmente se houver um suporte melhor do setor público ao setor produtivo”, afirmou Sampaio.
A pauta da reunião também abordou temas como iniciativas para elaboração de políticas tributárias estaduais e mão de obra do agronegócio.
0 comentário
CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
Líder mundial no uso de defensivos biológicos, Brasil precisa aprovar projeto de bioinsumos