Aprosoja diz que decisão do glifosato 'veio em boa hora'

Publicado em 04/09/2018 11:12

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Bartolomeu Braz Pereira, disse nesta segunda-feira, 3/9, que a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) de derrubar a liminar que suspendia, a partir desta segunda, o registro de produtos à base de glifosato "veio em boa hora". "O plantio começa na semana de 15 de setembro e o produtor agora pode ficar mais tranquilo", afirmou. Ele, porém, ressalvou que, como a questão "trouxe insegurança para revendas e distribuidoras, os produtos podem encarecer porque está em cima da hora".

No dia 3 de agosto, a Justiça Federal em Brasília concedeu antecipação de tutela para que a União não concedesse novos registros de produtos contendo como ingredientes ativos glifosato, abamectina e tiram, e que suspendesse, no prazo de 30 dias, o registro de todos os produtos à base dessas substâncias até que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concluísse os procedimentos de reavaliação toxicológica. Segundo Pereira, a decisão que bloqueava o registro de produtos à base de glifosato vinha causando incerteza tanto para produtores como para distribuidores. "As pessoas estavam sem saber o que fazer, se vendiam ou compravam. Não sabiam se seria possível distribuir."

Para o presidente da Aprosoja Brasil, a tendência é de que a comercialização e distribuição se normalizem nesta semana. Ele não descartou, entretanto, a possibilidade de atrasos no plantio. "Vamos ver como vai funcionar nos próximos dias a distribuição. Muitos produtores já haviam comprado, era só entregar; vamos ver como vai ficar o andamento", apontou. "Nosso sistema logístico é precário, mas a gente espera que vá dar tudo certo."

Leia a notícia na íntegra no site do Globo Rural com informações do Estadão Conteúdo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural + Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário