CNA solicita ajustes no Plano Agrícola e Pecuário 2018/2019
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) solicitou ajustes no Plano Agrícola e Pecuário 2018/2019 para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O assunto foi tratado na quarta (15) em uma reunião com o secretário de Política Agrícola do Mapa, Wilson Vaz de Araújo.
As principais demandas apresentadas foram o retorno da assistência técnica como item financiável do crédito com recursos controlados, a extensão do prazo para financiamento da cana-de-açúcar (que atualmente não atende ao período em que o produtor tem receita), a inclusão de armazéns usados na linha do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) e a definição de um teto para a taxa de juros pós-fixada.
“São demandas trazidas pelos produtores rurais para vermos o que ainda é viável ajustar nas próximas reuniões do Conselho Monetário Nacional, de modo a tornar o Plano ainda mais adequado ao que eles esperam”, disse a assessora técnica da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Fernanda Schwantes.
Outro assunto tratado no encontro foram as linhas que permitem a renegociação de dívidas de produtores rurais, anunciadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Banco do Brasil na semana passada. Segundo Fernanda, existem dúvidas em relação a dívidas que se enquadram ou não nessas linhas. O presidente em exercício da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Pedro Loyola, também participou do encontro.
“Queremos esclarecer melhor essas questões para que o produtor se torne adimplente de novo com as instituições financeiras e isso não prejudique a contratação de crédito para as próximas safras”, afirmou a assessora técnica da CNA.
O secretário de Política Agrícola do Mapa, Wilson Vaz de Araújo, ressaltou que o Plano Agrícola e Pecuário já está no seu segundo mês de execução, mas ainda é possível ajustar alguns pontos.
“A CNA é uma grande parceira nossa nas propostas de formulação do Plano. É normal que apareçam dúvidas e que precisemos fazer ajustes. Vamos avaliar, juntamente com a área econômica do Governo, e ver no que é possível avançar”, garantiu.
0 comentário
CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
Líder mundial no uso de defensivos biológicos, Brasil precisa aprovar projeto de bioinsumos