Oferta de polpa cítrica diminui e os preços estão firmes
A menor produção de laranja na safra atual frente a anterior (queda de 27,6%), mantém o preço da polpa cítrica firme no mercado interno, mesmo com as recentes quedas no preço do milho.
Segundo levantamento da Scot Consultoria, em São Paulo, a tonelada da polpa cítrica peletizada está cotada, em média, em R$530,00, sem o frete.
Com a valorização do insumo maior que a alta de preço da arroba do boi gordo (alta de 10,2% da arroba do boi gordo, considerando a praça de São Paulo em igual comparação), a relação de troca piorou 81,4% em julho, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Atualmente são necessárias 3,78 arrobas de boi gordo para a compra de uma tonelada de polpa cítrica, frente às 2,08 em julho de 2017.
Na comparação com o mês anterior a cotação da polpa cítrica teve alta de 3,2%, enquanto a arroba do boi gordo subiu 0,2%. Com isso, a relação de troca teve queda de 3,0% na comparação mensal.
Vale lembrar que o mercado de insumos segue travado em boa parte do país em decorrência das indefinições do tabelamento do frete rodoviário.
Para o curto e médio prazos, a expectativa é de que a oferta reduzida de polpa cítrica mantenha o mercado com preços sustentados.
No entanto, a queda do milho, balizador neste mercado de concentrados energéticos, é um fator limitante para os aumentos nos preços da polpa.
0 comentário
CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
Líder mundial no uso de defensivos biológicos, Brasil precisa aprovar projeto de bioinsumos