O solo paulista é fértil e produtivo com a Adubação Verde, aponta pesquisa da Apta
A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, iniciou uma pesquisa, há mais de 18 anos, coordenada por Edmilson Ambrosano, no Polo Regional de Piracicaba, sobre adubação verde em pré-cultivo e intercalar a cana-de-açúcar. A prática é rentável ao agricultor por aumentar em cerca de 160% a lucratividade do plantio quando se utiliza a crotalária-júncea como adubo verde em pré-cultivo, além de melhorar várias características do solo.
“Quando se usa somente adubo químico, os aumentos na lucratividade não ultrapassam 20%, porém, quando se faz uso de crotalária-júncea mais adubo mineral, os ganhos econômicos podem chegar a 200%. Se utilizar apenas a crotalária, a produtividade aumenta em 156%. E quando se utiliza a soja como adubo, o aumento é de apenas 123%”, afirma Ambrosano.
A técnica já está sendo utilizada e foi aprovada por Regina Gomes, produtora de Barretos, que afirma que “é ótima, mesmo existindo um custo para plantar”. De acordo com a agricultora, “plantamos a crotalária-júncea, quando ela começa a soltar seus pendões, a gradeamos e incorporamos na terra, então a terra fica mais ‘gorda’, como costumamos dizer”, diz a produtora, que utiliza a técnica para plantar jiló, mandioca, pimenta e laranja.
No cultivo realizado por Regina, a adubação dura cerca de oito meses, reciclando nutrientes no solo e trazendo sais minerais para a superfície. “As plantas cultivadas no solo com adubação verde produzem mais e seus frutos são mais belos”, contou.
Para saber mais sobre a pesquisa Adubação Verde, clique aqui.
0 comentário
CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
Líder mundial no uso de defensivos biológicos, Brasil precisa aprovar projeto de bioinsumos