IEA divulga as Previsões e Estimativas das Safras Agrícolas do Estado
Os índices que refletem a evolução da agricultura paulista no ano agrícola 2017/18 em comparação ao de 2016/17, indicam crescimento na produtividade da terra de 1,6%, resultando em 3,3% a mais no volume a ser produzido e em área plantada também maior em 1,6% que a da safra passada, informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
De acordo com os pesquisadores do IEA, os dados da 2ª Previsão e Estimativa das Safras Agrícolas do Estado de S ão Paulo indicam, ainda, que a colheita de grãos deve somar 9,9 milhões de toneladas, o que representa um acréscimo de 2,9% em relação ao ano anterior. Contribuem para esse resultado, os maiores volumes produzidos e esperados para algodão (54,5%), sorgo granífero das águas (44,9%), feijão de inverno (14%), amendoim das águas (13,9%), soja (5,6%), feijão das águas (4,4%), arroz de sequeiro e várzea (1,3%), milho safrinha (0,6%) e milho 1ª safra (0,1%). Em sentido contrário estão as produções do sorgo granífero da seca (- 8,8%), arroz irrigado (- 6,2%), feijão da seca (- 3,4%) e trigo (- 1%).
O conjunto das culturas anuais apresenta decréscimo de 0,1% na produção e na produtividade da terra de 3,7%, por conta especialmente da batata de inverno e tomate rasteiro (indústria), com decréscimo da área plantada em 12,7% e 11,8%, respectivamente. No caso dos grãos, observam-se aumentos de área e produção de 4,3% e 4,8%, respectivamente.
Principais culturas
A produção de 453 milhões de toneladas de cana-de-açúcar manteve-se praticamente inalterada (0,6%) em relação à safra 2016/17 e a produtividade apresentou um ligeiro aumento de 0,6%. Esta estabilidade em termos estaduais ainda é decorrente da crise que se instalou no setor no final dos anos 2000, com reflexos nos investimentos na renovação de canaviais e plantio de áreas novas. A expectativa de um 2018 mais seco deixa o segmento em alerta, uma vez que as precipitações abaixo da média poderão afetar negativamente a produtividade e reduzir a produção no Estado.
A segunda estimativa preliminar da safra agrícola para a cultura da laranja foi de 348,5 milhões de caixas de 40,8 kg (14.219 mil toneladas), 7,4% superior ao obtido na safra de 2017 (324,5 milhões de caixas de 40,8kg equivalente a 13.241 mil toneladas). O tempo adequado para o desenvolvimento dos pomares, por conta das chuvas que ocorreram no fim de 2017 e no início de 2018, em praticamente todas as regiões produtoras, potencializado pela melhora dos tratos culturais dos pomares estão influenciando esses resultados.
Confirmando o ciclo de alta produção da lavoura de café paulista, o levantamento de abril totalizou 5,785 milhões de sacas de café, representando incremento de 28,7% frente à quantidade colhida na safra anterior, com destaque para o EDR de Franca que deverá colher aproximadamente 2,6 milhões de sacas na corrente temporada, o que representa um incremento de 116%. O início da colheita tem exibido grande uniformidade da maturação e pode-se esperar que, além da elevada quantidade, a safra também apresente excelente qualidade.
Metodologia
O levantamento da 2ª Previsão e Estimativa das Safras Agrícolas para as Principais Culturas do Estado de São Paulo, realizado através do método subjetivo, pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio do IEA e da Cati, ocorreu de 02 a 20 de abril. Também estão disponibilizados os resultados por Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR), Região Administrativa (RA) e Região Metropolitana (RM). O próximo levantamento, que será divulgado em agosto, fecha o ano safra 2017/18 com informações mais precisas sobre produções e produtividades das culturas perenes.
Para ler o artigo na íntegra e consultar as tabelas, que incluem dados por região, clique aqui.
0 comentário
CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
Líder mundial no uso de defensivos biológicos, Brasil precisa aprovar projeto de bioinsumos