Mapa de indicações geográficas e de marcas permite interatividade
As Coordenações de Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários (CIG/SMC) e de Controle Operacional (CGCO/SE) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançaram mapa interativo dos lugares no Brasil associados a produtos ou serviços típicos relacionados ao uso de Signos Distintivos, sejam eles Indicações Geográficas (IG) ou Marcas Coletivas (MC).
As IGs e as MCs são importantes ferramentas para o fortalecimento da cadeia produtiva, para o desenvolvimento socioeconômico e agregação de valor a produtos agropecuários. Nomes ou elementos gráficos que diferenciam a apresentação de produtos ou serviços por sua origem, qualidade, produtor ou outras características intrínsecas funcionam como mecanismo de promoção comercial e de competitividade.
O mapa lançado pelo ministério contém as IGs e MCs registradas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e regiões potenciais para o registro, a partir de levantamento feito pela CIG com instituições parceiras e Divisões de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário (DPDAG) nas Superintendências Federais de Agricultura (SFA).
A navegação no mapa é fácil e intuitiva, bastando clicar com o botão direito do mouse sobre o polígono desejado para acessar informações sobre os lugares associados a produtos ou serviços típicos relacionados à importância social, cultural e econômica das regiões. É possível realizar filtros na visualização, a partir da seleção de variáveis que se deseja observar isoladamente. Os produtos agropecuários foram destacados por fazerem parte do âmbito de atuação do ministério e a intenção é de que novos produtos sejam inseridos na aplicação, à medida em que forem identificados ou registrados.
De acordo com Wellington Gomes dos Santos, geógrafo da CIG/SMC e um dos responsáveis pelo trabalho, “a expectativa é de que o mapa se configure em importante ferramenta de divulgação e acesso às informações sobre esses produtos”. A Coordenadora de Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários do MAPA, Patrícia Saraiva, destacou o potencial que o Brasil tem para produtos dessa especificidade, “dada a sua grandeza e diversidade cultural e territorial” e acrescentou que “o mapa inova ao apresentar de maneira interativa informações também dos lugares de potenciais produtos”.
0 comentário
CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
Líder mundial no uso de defensivos biológicos, Brasil precisa aprovar projeto de bioinsumos