Bahia Farm Show destaca a força das mulheres do agronegócio
Pesquisa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) aponta que uma em cada três propriedades rurais do Brasil tem mulheres ocupando funções de comando, quando não são as principais responsáveis pelas propriedades. Os dados da pesquisa podem ser comprovados por quem circula na edição 2018 da Bahia Farm Show, por onde desfilam mulheres que, assim como seus pais, maridos e filhos, ajudam a fortalecer o agronegócio regional.
Há alguns anos a feira reserva um evento específico para reunir as mulheres que, de uma forma ou outra, estão envolvidas com o setor agrícola: é o chá das mulheres, que, nesta edição, foi realizado na quarta-feira (6). “A importância da mulher nesse ramo é algo notável. Meu marido Júlio, ex-presidente da Aiba, teve a ideia de fazer esse chá e eu abracei a iniciativa. Temos que dar destaque a essa nova mulher administrada, empresária, enfim, não é por acaso que hoje é uma mulher que coordena a feira toda. Agora estamos falando a mesma língua dos nossos maridos”, ressalta Renate Busato.
A coordenadora geral da Bahia Farm, citada por Renate é Rosi Cerrato, que, com uma equipe de profissionais e técnicos cuida de todos os detalhes para que o evento aconteça. É ela também, quem conduz o chá, regado a muita descontração e, claro, informação e troca de experiências. “A mulher faz a diferença em todas as áreas que ela quiser. Coordenar a feira, independentemente de ser homem ou mulher, é um trabalho no qual você tem que fazer a diferença, raciocínio rápido para resolver tudo e manter a calma. Fico feliz por estar podendo contribuir com um evento tão grandioso e ser reconhecida por isso”, avalia Cerrato.
Centenas de convidadas participaram do chá, que no cardápio contou muito mais do que com quitutes e guloseimas, mas, a força e a dinâmica daquelas que estão mostrando que lugar de mulher é qualquer lugar. “ A mulher hoje busca mais conhecimento e quer estar no meio de trabalho do marido para poder contribuir com a produção”, declarou Mari Zanella que além de empresária, é esposa de Celestino Zanella, presidente da Aiba e também da Bahia Farm Show.
0 comentário
Cuba arrenda terras agrícolas para empresa estrangeira pela primeira vez desde a revolução
Marca histórica do agronegócio brasileiro destaca protagonismo na segurança alimentar global
Corte de verba no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural afeta milhares de apólices e gera insegurança no setor
Novo esquema de exportação da Ucrânia afetou embarques agrícolas em dezembro, diz governo
Indonésia restringe exportações de óleo de cozinha usado e resíduos de palma para ajudar consumo doméstico
Mato Grosso do Sul fecha 2024 com superávit de US$ 7,1 bilhões na balança comercial