UE propõe corte de subsídios agrícolas; França diz ser inaceitável

Publicado em 02/05/2018 14:56

LOGO REUTERS

PARIS (Reuters) - A Comissão Europeia propôs nesta quarta-feira reduzir os subsídios agrícolas para os países do bloco integrantes da Política Agrícola Comum (PAC), o que a França rapidamente condenou, classificando a decisão como "impensável".

A proposta da PAC é parte de um novo e maior orçamento plurianual da União Europeia, que deve desencadear batalhas entre países sobre como preencher a lacuna financeira deixada pela saída do Reino Unido no próximo ano.

Em um esforço para cortar custos e promover outras políticas, os agricultores verão o apoio encolher no período entre 2021 e 2027 para 365 bilhões de euros (438 bilhões de dólares), uma diminuição de 5 por cento ante o atual PAC, disse a comissão.

Isso representaria menos de 30 por cento do total do orçamento de 1,28 trilhão de euros, em preços com a inflação ajustada, abaixo dos mais de 45 por cento de 20 anos antes.

"O corte geral no orçamento da PAC é de 5 por cento e eu considero isso um resultado justo para os agricultores, particularmente devido à perda complicada de 12 bilhões de euros do Brexit", disse o comissário europeu para o desenvolvimento agrícola e rural, Phil Hogan, a repórteres.

A França, que é de longe a maior beneficiada pela PAC, disse que a proposta era inaceitável e destacou que era apenas um ponto inicial para as negociações.

(Por Sybille de La Hamaide)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário