Após seca, produtores argentinos vivem situação "complexa" por impostos e perda de rentabilidade
O presidente da Federação Agrária Argentina (FAA), Omar Príncipe, destacou, em entrevista ao La Nación, que os os produtores do país estão enfrentando "uma situação muito complexa" por conta dos efeitos da última seca e pela perda de rentabilidade.
"A seca transpareceu problemas estruturais da Argentina. Cada vez mais se torna mais difícil para o produtor agropecuário, que tem que pagar mais impostos nacionais e provinciais", disse.
Segundo Príncipe, "há produtores que estão crescendo em nível de endividamento". Nesta linha, ele também alertou para o aumento das taxas de juros. "Não há nenhuma produção que possa pagar esse nível de taxas", afirmou. "A emergência do produtor não é apenas climática, mas também financeira e produtiva. Se não tivermos ferramentas, não vamos poder plantar", sinalizou.
Para o presidente da FAA, "tem que haver uma redução nos impostos que são cobrados do produtor". Ele disse que, nas últimas reuniões que a entidade teve com o Governo, não foram dadas as respostas mais urgentes e que "o estado está deixando o produtor agropecuário muito sozinho".
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC