Lucro da Cargill despenca quase 20% no Brasil em 2017
Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) - O lucro líquido consolidado da Cargill Agrícola, subsidiária da multinacional norte-americana no Brasil, caiu 19,6 por cento em 2017 na comparação com o ano anterior, para 538,3 milhões de reais, informou a empresa nesta quarta-feira.
A queda do lucro de uma das maiores empresas do país ocorreu em meio a uma safra recorde de grãos no Brasil no ano passado, que colaborou para pressionar os preços das commodities agrícolas, e de um aumento dos custos dos produtos vendidos.
O setor também registrou em 2017 um fortalecimento de novos participantes no mercado exportador de soja e milho, o que aumentou a competição entre as tradings, reduzindo as margens.
A receita operacional líquida da Cargill Agrícola subiu cerca de 6 por cento em 2017, para 34,2 bilhões de reais, enquanto o custo dos produtos vendidos e dos serviços prestados subiu quase 9 por cento, para 33,37 bilhões de reais.
Dessa forma, o lucro bruto caiu praticamente pela metade, para 863,8 milhões de reais.
A Cargill, uma das maiores exportadoras do Brasil, informou que o volume de vendas no mercado externo somou no ano passado 82 por cento do total, ante 75 por cento do total em 2016.
A empresa terminou o ano passado na segunda colocação nas exportações de soja, milho e farelo de soja do Brasil, atrás da Bunge, segundo dados da agência marítima Williams, com 12 milhões de toneladas, alta de 39 por cento.
No Brasil desde 1965 e com mais de 8 mil funcionários, a Cargill está presente em 17 Estados brasileiros e no Distrito Federal por meio de unidades industriais, armazéns, terminais portuários e escritórios em 143 municípios.
0 comentário
Em defesa dos produtores rurais, CNA vai adotar medidas contra Carrefour e empresas francesas
Portos no BR não estão preparados para receber navios maiores e mais modernos, podendo haver colapso logístico no médio a longo prazo
Ministério da Agricultura e Pecuária apoia PL da Reciprocidade
Aprovação do Mercado de Carbono: o que muda para o agro?
Agricultura brasileira emite, em média, 60% menos carbono do que dados internacionais
Sérgio Souza sobre bioinsumos: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”