Mais um novo percalço para os produtores rurais: os oportunistas que trabalham por dinheiro e política
Se perguntarmos de maneira clara para a maioria das pessoas, ninguém gosta de pagar impostos ou tributos. A sensação é de que seu dinheiro está indo embora. Tanto que parte da Direita adota a tese de que "imposto é roubo". O que não se fala com frequência é que as sociedades organizadas em estruturas sociais como os estados ou mesmo em outros modelos mais rudimentares só se organizam por conta das estruturas de governança ou governo. Estruturas financiadas pelos impostos. São também os impostos que sustentam a segurança pública, a educação, a previdência, a defesa, saúde e etc.
Óbvio é que ninguém gostaria de pagar, mas também é evidente que a eventual eliminação total é problemática: teria que eliminar a própria estrutura do Estado. Sem estado, nossa civilização voltaria as cavernas. Quem já assistiu Blade Runner pode imaginar como essas sociedades são facilmente capturadas por ditaduras.
Recentemente um grupo de advogados aparentemente idealistas saiu apregoando entre produtores rurais de que o FunRural não era legítimo. Para quem não sabe, trata-se de uma contribuição previdenciária para o trabalhador do campo. Ela era paga através das entidades patronais, o que garante não só a função vital da representação como também uma estrutura minimamente saudável para o próprio trabalhador do campo.
Leia a íntegra no blog O Reacionário.
0 comentário
Aprovação do Mercado de Carbono: o que muda para o agro?
Agricultura brasileira emite, em média, 60% menos carbono do que dados internacionais
Sérgio Souza sobre bioinsumos: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”
CAE rejeita emendas ao Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas
Comissão de Agricultura na Câmara aprova projeto que reduz dependência de fertilizantes importados
Unem participa do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas em Brasília