Produção agrícola deve cair 7,8% no Rio Grande do Sul
A atualização do levantamento da safra realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trouxe uma queda maior na produção de grãos do Rio Grande do Sul. Antes prevista em 7,1%, a redução na colheita gaúcha deve chegar a 7,8% em relação à safra passada, que atingiu o recorde de 35,516 milhões de toneladas. Na temporada atual, a produção deve totalizar 32,744 milhões de toneladas. A redução se dará pela queda de 8% na produtividade no Estado, já que o levantamento de área plantada da Conab indica um aumento de 0,2% em relação à safra 2016/2017.
A principal atualização foi realizada nas estimativas para o milho. A Conab reviu para baixo a produtividade do grão, chegando a 6,5 mil quilos por hectare, redução de 9,7% em relação ao levantamento de janeiro, e de 13,2% em relação à safra passada. A estatal cita como justificativa a deficiência hídrica em dezembro e janeiro, que trouxe perdas de até 40% nas regiões centrais do Estado. Aliado a uma redução de 9,5% na área plantada, a produção do grão deve apresentar uma queda de 21,5% na comparação com a última temporada, totalizando 4,7 milhões de toneladas.
Já na soja, o novo estudo reviu para cima a produção gaúcha. A Conab projeta agora uma queda de 6,3% na colheita do grão (antes estimada em 6,7%), que deve contabilizar 17,5 milhões de toneladas. A melhoria no dado se dá por conta de um aumento na estimativa de área, de 5,7 milhões de hectares, o que indica um aumento de 2,2% em relação à safra passada. A colheita será menor, entretanto, pela esperada redução de 8,3% na produtividade, para 3,082 mil quilos por hectare. O levantamento ainda manteve as estimativas para o arroz, que, com queda de 3,6% na produtividade somada à redução de 2,1% na área plantada, deve diminuir a colheita em 5,6%, para 8,2 milhões de toneladas.
Leia a notícia na íntegra no site do Jornal do Comércio.
0 comentário
Sérgio Souza: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”
CAE rejeita emendas ao Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas
Comissão de Agricultura na Câmara aprova projeto que reduz dependência de fertilizantes importados
Unem participa do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas em Brasília
Abrasel classifica retratação do Carrefour como incompleta e reforça apoio ao agronegócio brasileiro
Tarifas de Trump podem aumentar a conta do supermercado – da carne bovina à suína, do abacates à tequila