Expedição Cerrado percorre principais regiões de produção do país
Com o foco em agricultura, o grupo conta com cerca de 5 hectares dentro da ESALQ, nos quais implanta grandes culturas e - seguindo a filosofia proposta pelos idealizadores do grupo, de “aprender fazendo” e unir a teoria ensinada na sala de aula à experiência prática- realiza todo o manejo destas, desde o planejamento da safra, até a colheita e a comercialização dos produtos agrícolas. Atualmente, o grupo tem trabalhado principalmente com soja, milho, café, algodão e feijão.
A missão do grupo é capacitar graduandos em Engenharia Agronômica, através da experimentação agrícola e do trabalho em grupo, proporcionando embasamento teórico-prático diferenciado em Fitotecnia e trocando experiências técnicas com profissionais do Agronegócio, no intuito de preparar o estagiário para diversas realidades encontradas no mercado de trabalho.
A “Expedição Cerrado” é um evento organizado pelo “Grupo de Experimentação Agrícola” (GEA) e no ano de 2018, terá sua 8ª edição. O evento tem como objetivo proporcionar aos estudantes de Engenharia Agronômica, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), a oportunidade de conhecer as principais regiões de produção agrícola do país. Tem como intuito reunir em um só evento conhecimentos técnicos, científicos e econômicos relacionados às principais cadeias produtivas existentes no bioma Cerrado, desenvolvendo assim o espírito crítico dos alunos do grupo e permitir o conhecimento desta região de destaque no agronegócio brasileiro.
A edição 2018 da Expedição Cerrado terá como principal foco os estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia e Tocantins. Estima-se que serão percorridos 3.700 Km nesta viagem, conhecendo em cada estado áreas representativas da realidade agrícola regional.
A Expedição Cerrado reúne cerca de 20 estudantes da ESALQ-USP e busca, em cada uma das regiões que visita, realizar o levantamento de dados a respeito dos sistemas de produção do país. Buscando informações a respeito de manejo de plantio direto, problemas com plantas daninhas, principais pragas e doenças e também dos desafios presentes em cada região.
Além disso, em cada edição é realizado um encontro técnico beneficente, como um agradecimento do grupo aos produtores por todo o conhecimento transmitido durante o percurso. Na Expedição Cerrado 2018, o encontro será realizado na cidade de Goiânia - GO no dia 20/02 com palestras sobre o mercado, fertilidade e manejo da cigarrinha do milho Dalbulus maidis.
0 comentário
Sérgio Souza: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”
CAE rejeita emendas ao Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas
Comissão de Agricultura na Câmara aprova projeto que reduz dependência de fertilizantes importados
Unem participa do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas em Brasília
Abrasel classifica retratação do Carrefour como incompleta e reforça apoio ao agronegócio brasileiro
Tarifas de Trump podem aumentar a conta do supermercado – da carne bovina à suína, do abacates à tequila