Mais de 500 produtos argentinos poderão entrar nos EUA com taxa zero
O Ministério da Agroindústria da Argentina informou que o governo dos Estados Unidos voltou a incluir o país dentro de seu Sistema Generalizado de Preferências (SGP), o que significa que mais de 500 produtos, principalmente os de economias regionais, poderão entrar nesse mercado com taxa zero.
O representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, anunciou que o presidente Donald Trump assinou a medida após dois anos de intensas negociações e cinco anos e meio após a Argentina deixar de estar entre os integrantes desse sistema.
Até maio de 2012, 538 posições de produtos agrícolas argentinos estiveram dentro do SGP. Contudo, os Estados Unidos haviam considerado que o país sul-americano não tinha atuado de boa fé nos casos envolvendo as empresas Azurix e Blue Ridge Investment, que cancelaram contratos em meio à crise argentina de 2001.
Neste momento, os principais produtos eram vinhos, artigos de confeitaria sem cacau, conservas de carne, azeite de oliva, queijos, amendoins e morango.
Em 2011, a Argentina exportou US$4,7 bilhões para os Estados Unidos, dos quais 11,6% estavam dentro desse regime. Isso significa que, durante os quase seis anos fora do acordo, foi perdido um benefício potencial de US$400 milhões por ano.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário

Setor de máquinas brasileiro sofrerá impacto moderado de tarifas de Trump, diz Abimaq

Insegurança política e jurídica deve ser vencida na decisão de boas lideranças, argumenta Alceu Moreira

Sob risco de "Abril Vermelho", Roberto Rodrigues responde: que nosso Abril seja Verde, Amarelo, Azul e Branco

Irrigação para enfrentar desafios climáticos será pauta da Abertura da Colheita da Noz-Pecã

Equilíbrio na cadeia sucroenergética passa por maior participação dos produtores rurais e diversificação de negócios

Cana Summit: FPA aguarda posicionamento do governo americano sobre tarifas com lei que permita resposta imediata e eficiente