Reflexão: sobre a agricultura irrigada, por Cezar Neitzke
Gostaria de escrever algumas palavras sobre agricultura irrigada e fazer algumas perguntas para reflexão, não com o objetivo de afrontar a quem não apoia, mas sim, informar alguns dados e gerar senso crítico para que, os que tiverem um pouco de boa vontade, tenham oportunidade de tomar conhecimento e refletir!
Primeiramente gostaria que todos deixassem de lado radicalismos, pois com radicalismo não chegaremos a um consenso, se você já tem uma ideia pronta e não acredita em nada diferente de que pivô seca rio, peço que pare por aqui sua leitura, e fique com suas verdades.
O que colocarei abaixo, são dados, simplesmente dados e perguntas, para que sejam analisados.
Vamos lá:
- o grande maioria do arroz produzido no Brasil vem de plantios irrigados;
- a maioria da produção de feijão vem de plantios irrigados;
- quando a seca não permite a colheita, é em áreas irrigadas que se consegue a multiplicação de sementes, o que possibilita novos plantios nas áreas chamadas de sequeiro;
- boa parte da produção de carne e leite é produzida em áreas irrigadas ou com apoio dela (produção de comida aos animais);
- boa parte do algodão para confecção de tecidos para utilização das mais variadas formas é produzido em áreas irrigadas;
- áreas (fazendas) irrigadas geram emprego para milhões de pessoas no Brasil;
- áreas irrigadas geram muitos impostos aos Governos;
Acima temos alguns poucos exemplos do que a irrigação pode fazer de bom por nós... alguns dirão, mas a que custo??? Desmatando??? Se consigo produzir mais em áreas irrigadas, fazer 2, 2,5 e talvez até 3 safras anos, seria correto afirmar que poderíamos desmatar menos??? Acho que sim, né???
Então a irrigação poderia ajudar no desmatamento??? Pensem!!!!!
Outros vão dizer, mas seca rio... Será??? Vocês sabiam que existem profissionais de alto gabarito que monitoram os mananciais hídricos, que são muito duras as regras para conseguir utilizar as águas dos rios para lavouras irrigadas, que tem LIMITES??? Se não sabem, pesquisem...
Outros dados que estão na internet:
No mundo 12% da área de agricultura é irrigada, e produz cerca de 42% dos alimentos que consumimos, no Brasil a média não chega a 5% e no Oeste da Bahia é de cerca de 6-7%.
Alguns pontos para refletirmos:
- sendo dos dados acima verdadeiros (as fontes são a FAO, EMBRAPA, entre outros), seria correto afirmar que sem irrigação teríamos menos oferta de alimento, o que causaria aumento de preço e menor acesso ao povo de baixa renda ao arroz e feijão (alimentos básicos na nossa alimentação), entre outros tipos de alimentos (frutas, verduras, legumes)!!!
Sem irrigação teríamos um aumento de desempregados e uma menor arrecadação de impostos, consequentemente menos investimento em saúde, escola, segurança publica (serviços que já são ruins).
Será que os baixos índices pluviométricos dos SETE últimos anos não é o grande causador do baixo volume de água nos rios? Com as poucas chuvas que caíram em nossa região nestes últimos dias, como estão os rios??? Pensem!!!
Pode existir corrupção para obtenção de licenças para uso de água (OUTORGAS), talvez?? Se alguém tiver provas que isso existe, que as junte e denuncie. Acusar sem provas é crime...
Se temos maus produtores rurais? Talvez! Assim como talvez tenhamos maus advogados, professores, engenheiros, políticos, cidadãos. Seria justo invadir e depredar escritórios, escolas, prédios públicos, casas de pessoas com quem não concordemos na foram de pensar???
Se não é legal que queimem nossos carros porque poluímos o ar que todos respiram, porque depredar um patrimônio particular seria legal/justo? Pensem!!!
Se vamos ao mercado e conseguimos comprar arroz, feijão, leite, deveríamos pensar como ele é produzido, ou vocês acham que ele surgem do nada, como um milagre? Se não concordam com a produção irrigada, pensem como seria sua alimentação??? Vc teria como se alimentar? Se tiver dúvida, pesquise, eu aqui te afirmo você teria grande dificuldade de se alimentar.
Se você tem vestimenta, coberta, a agricultura irrigada ajudou...
Como você destina o lixo inorgânico que você produz? E o esgoto da sua casa, vc tem fossa séptica ou joga o esgoto na rua? O óleo das frituras que destino você dá? Pense nestas perguntas!!! Será que você não polui/agride o meio ambiente também?
Você já cobrou seu prefeito porque sua cidade não tem aterro sanitário??? Esgotamento sanitário??? Porque não?
Será que as pessoas que vivem nas beiras dos rios não desmatam as matas ciliares? Os canais de chamada que fazem para trazer a água até suas plantações não servem de canais de drenagem das veredas e ajudam a assorear os rios?? Pensem!!!
Eu trabalho há mais de duas décadas com irrigação, tenho a maior admiração pelos profissionais que nesta área atuam, desde professores até agricultores, profissionais que se dedicam para que tenhamos acesso a alimentos com mais eficiência e menos custo.
Reitero, se a as outorgas não estão sendo liberadas de forma legal, que denunciemos!!!
Que nossas associações AIBA, ABAPA, Sindicatos de Classe, ABIMAQ e Empresas ligadas a Irrigação, mobilizem a criação uma grande mesa redonda de discussão, onde tenhamos todos os interessados sentados a mesma mesa como objetivo de chegarmos a um consenso..
Não precisamos de violência!!!
0 comentário
Sérgio Souza: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”
CAE rejeita emendas ao Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas
Comissão de Agricultura na Câmara aprova projeto que reduz dependência de fertilizantes importados
Unem participa do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas em Brasília
Abrasel classifica retratação do Carrefour como incompleta e reforça apoio ao agronegócio brasileiro
Tarifas de Trump podem aumentar a conta do supermercado – da carne bovina à suína, do abacates à tequila