PF deflagra nova operação de combate a fraudes em financiamentos agrícolas no BB

Publicado em 31/10/2017 10:23

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a segunda fase da operação Turbocred, para combater o desvio de verbas públicas por meio de fraudes em financiamentos agrícolas operados pelo Banco do Brasil entre os anos de 2012 e 2015, segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da instituição.

Segundo a nota, os policiais federais cumprem 39 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo e Goiás. As diligências ocorrem em residências de tomadores de empréstimos fraudulentos, funcionários e ex-funcionários do Banco do Brasil e de pessoas que atuaram como laranjas nas fraudes.

A segunda fase da operação decorre da análise da documentação apreendida em agências do Banco do Brasil durante a deflagração da primeira fase em 17 de maio do ano passado. Foram analisadas 149 operações de financiamentos agrícolas e outras 13 de outras modalidades de financiamentos, tendo sido constatado que 90 por cento dessas operações haviam sido fraudadas.

A investigação identificou diversos tipos de fraude, como a obtenção de financiamentos para custear atividade agrícola em imóvel próprio, mas usado em imóvel arrendado a terceiros; falsificação de carta de arrendamento para a tomada de empréstimos para custear atividade agrícola fictícia e a tomada de sucessivos financiamentos para diversos empreendimentos agrícolas, sem capacidade financeira.

As investigações apontam o pagamento de propina a funcionários do Banco do Brasil para a obtenção de financiamentos por meio de contas correntes em nome de laranjas.

Os suspeitos vão responder pelos crimes de gestão fraudulenta e gestão temerária de instituição financeira, aplicação de recursos de financiamento em finalidade diversa, previstos na lei de crimes financeiros, além de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e associação criminosa, com penas de 1 a 12 anos de prisão.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Aguinaldo Castro - PR

    Enquanto isso p/o produtor que, realmente precisa do financiamento, é quase um parto para conseguir a liberação.

    0
  • JAIRO AUGUSTO RAIZI Iracema do Oeste - PR

    Dois peso e duas medidas, uma sociedade educada, consciente, um pais um governo sem corrupção. "Gerações virão em que um dia haverá um só rebanho e um só pastor", - se não buscarmos luz com o CRIADOR DA VIDA, para gerenciar a criação seja na vida publica ou privada, continuaremos vivendo como OVELHAS SEM PASTOR.

    1
  • André Boss Chaves Capão do Cipó - RS

    No RS também tem. Pro agro falsos em quantia.

    2