Estudo da Farsul aponta que câmbio mantém custo de produção no campo em queda
A taxa cambial foi responsável por mais uma queda nos custos de produção no setor rural. Conforme levantamento divulgado pela assessoria econômica do Sistema Farsul, nesta quarta-feira, dia 23, o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) de julho registrou -0,22%, tendo os agroquímicos como principais responsáveis pelo resultado, em especial os inseticidas.
O acumulado do ano apresentou deflação de 4,91%. O mesmo aconteceu no período de 12 meses que registrou -3,39%, tendo fertilizantes como o item de maior retração nos preços, chegando a -15%. Entre as lavouras, milho é a que possui o menor custo de produção.
Já o Índice de Preços Recebidos pelo Produtor (IIPR) atingiu 2,42%, sendo o terceiro mês de crescimento consecutivo, após dez de queda. Os produtos mais valorizados foram trigo (5,3%) e soja (3,3%). Porém, no acumulado do ano o resultado é de queda (-13,4%), assim como no período de 12 meses (-20,6%).
2 comentários
Soja e milho em Chicago têm mais uma sessão de alta enquanto açúcar em NY consolida perda de quase 6% na semana
Agro e Prosa Episódio 914 - Como atingir máxima produtividades
Carta para o Papai Noel: Pedidos do Agro para 2025 | Ouça o Agro CNA/Senar #153
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Mercados de soja e açúcar e o planto de rastreabilidade da pecuária nacional
Safra 24/25 do Paraná pode chegar a 25,3 milhões de toneladas de grãos
As perspectivas para o agro em 2025, rumo à COP do Brasil
José Luiz Lazaron Itanhangá - MT
Tá de brincadeira, por isso, q todos acham q produtor de alimentos está milionário, venha pro campo trabalha conosco e vai ver q realmente baixou, mas não foi o custo de produção, que baixou literalmente foi a renda de quem produz, ....
Pedro A Philippsen nova santa rosa - PR
Precisamos de um dólar na faixa de RS 3.50 para vendermos a produção no momento. Safra e safrinha foi plantada com valor de insumos alto.