Margens de processamento elevadas incentivam demanda pelo cacau, diz FCStone
A intensa queda nas cotações do cacau nos últimos 12 meses não foi completamente repassada aos preços dos produtos secundários, de forma que as margens de transformação da amêndoa em pasta, manteiga e pó avançaram e permanecem em níveis elevados, incentivando a demanda pelo produto.
“Como a indústria processadora possui capacidade ociosa, as atrativas margens de processamento continuarão a incentivar um aumento no consumo de amêndoas até que, eventualmente, a margem retorne à média”, destaca o analista de mercado da INTL FCStone, Fábio Rezende. Todavia, mesmo que esse ajuste aconteça imediatamente, como a maior parte dos processadores fixaram preços para os próximos meses, a demanda deve permanecer firme no curto prazo.
Nos Países Baixos, maiores processadores de cacau da Europa, essa margem de transformação, estimada pelo ratio combinado dos derivados (i.e. o preço dos derivados divido pelo da amêndoa), é de 1,432, 11,8% acima da média dos últimos cinco anos. Já nos Estados Unidos, principais consumidores das Américas, o ratio combinado é de 1,422, 9,7% maior que a média.
Com um terço do processamento mundial de cacau ocorrendo em países que adotam o euro, sua dinâmica costuma impactar as cotações da commodity nas bolsas, onde o cacau é cotado em dólares (Nova York) ou libras esterlinas (Londres). A valorização do euro frente ao dólar e à libra esterlina aumenta o poder de compra da União Europeia, principal consumidor.
No último trimestre, a valorização da moeda europeia foi um importante fator para criar um patamar de suporte ao cacau, e as perspectivas são de que a divisa continue a se fortalecer por dois principais motivos: 1) melhora da performance econômica dos países da União Europeia, com queda no desemprego e crescimento da inflação, o que pode influenciar o Banco Central Europeu (BCE) a comprimir suas medidas de flexibilização monetária; e 2) redução do risco político, com vitória de candidatos e partidos pró-UE na França e nos Países Baixos e expectativa que isso se repita nas eleições para o parlamento federal da Alemanha em setembro.
0 comentário
Diretor da Abbins atualiza sobre regulamentação da produção de bioinsumos on farm no Brasil
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Mercado de Carbono, Logística, Seguro Agrícola, COP29, China, Carrefour e Argentina
ARP#365 - Caminhos para a pecuária do futuro
Focos de raiva herbívora são identificados em Erval Grande/RS
Ministro Fávaro reforça atuação dos adidos agrícolas na abertura de novos mercados globais
Tereos inicia nova fase do Centro de Operações Agroindustriais e incorpora novas atividades e ferramentas para agilizar logística