Agronegócio dá fôlego ao consumo no interior de Santa Catarina

Publicado em 05/07/2017 08:54

O bom desempenho do agronegócio, principal responsável pelo crescimento do PIB brasileiro no primeiro trimestre após dois anos de queda, tem aumentado a confiança dos consumidores e irrigado a economia de Estados agrícolas, como é o caso de Santa Catarina. Por aqui, além do valor das exportações de proteína de aves e suínos ter crescido, a colheita de grãos deve ser 14% maior que a anterior, conforme dados da Epagri, levando-se em conta as principais culturas: milho, soja e arroz. No país, o incremento da safra é estimado em 25,6%, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o que deve injetar R$ 180 bilhões na economia. 

Um dos termômetros do aumento da confiança do consumidor por conta do setor agropecuário é um levantamento feito pelo Googlenos primeiros quatro meses de 2017. O estudo revela que nas unidades da federação onde a produção agrícola tem peso importante na economia as buscas na internet por produtos e serviços aumentaram em relação ao ano passado e cresceram mais quando comparadas a Estados não produtores.

Entre os catarinenses, as pesquisas por internet móvel, por exemplo, cresceram 32% nos primeiros quatro meses deste ano no paralelo com o mesmo período de 2016, enquanto no restante do país o incremento foi de apenas 2%. Outros exemplos são as buscas por veículos do tipo SUV. com aumento de 55% em SC ante 39% na média brasileira, ou por cruzeiros, que registraram avanço de 4% por aqui e encolheram 5% no país. Esse cenário é o mesmo nos outros nove Estados com os maiores valores de produção agrícola, entre eles Mato Grosso, Rio Grande do Sul,. Maranhão e Bahia. 

Confira a notícia na íntegra no site do Diário Catarinense

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Diário Catarinense

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário