JBS ANUNCIA NOVO PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO – Tarek Farahat
O Conselho da JBS decidiu nesta sexta-feira afastar Joesley Batista do comando de todos os negócios do grupo. A reunião ocorreu nesta sexta-feira. A decisão ocorre depois que Joesley Batista teve homologada sua delação premiada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Joesley admitiu crimes e pagamento de propina ao presidente da República, Michel Temer, ao senador Aécio Neves e dezenas de políticos nos últimos anos.
Em março, a Justiça havia determinado o afastamento do empresário do conselho da empresa. A decisão de hoje é diferente porque independentemente do poder judiciário, a própria empresa tomou a iniciativa. Ou seja, ele não poderá mais participar da condução dos negócios das empresas do grupo.
A medida é uma maneira de tentar blindar as atividades empresariais da família Batista, afastando um executivo que é pivô do maio escândalo político do momento no País. Além de dar uma satisfação para a sociedade e o mercado.
A assessoria da J&F prepara uma nota para divulgar à imprensa sobre o assunto.
LEIA A ÍNTEGRA A NOTA DA JBS –
JBS ANUNCIA NOVO PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
– Tarek Farahat é eleito presidente do conselho de administração da JBS;
– Companhia cria comitê de governança;
– Joesley Batista deixa o conselho e comitês.
A JBS informa que em reunião do Conselho de Administração da Companhia realizada
na data de hoje tomou conhecimento da renúncia de Joesley Batista aos cargos de
membro e presidente do Conselho de Administração da Companhia e também de
membro de todos os Comitês dos quais participava na empresa.
Nesta mesma reunião Tarek Farahat, atual membro do Conselho, foi eleito por
unanimidade para o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Companhia.
Jose Batista Sobrinho foi eleito, também por unanimidade, Vice-Presidente do
Conselho de Administração.
Farahat possui 26 anos de experiência na P&G, tendo ocupado cargos em vários países
do mundo, como no Oriente Médio, Europa e América Latina. De 2006 a 2012 foi
presidente da P&G do Brasil. Em 2012, foi eleito presidente para América Latina e foi
membro do conselho executivo da P&G mundial até 2015.
Comitê de Governança implementará melhores práticas globais de governança
O conselho deliberou também a criação de um Comitê de Governança que será
liderado por Tarek Farahat e terá como objetivo implementar as melhores práticas
globais em governança corporativa e compliance na Companhia.
“Governança é minha maior prioridade, com foco em ganhar confiança do mercado e
proteger as 235 mil famílias que fazem parte da JBS. Há um grande trabalho a ser feito
para reconstruir a confiança dos nossos stakeholders”, afirma Farahat.
A JBS continua focada em oferecer aos seus clientes produtos e serviços da mais alta
qualidade, mantendo sua estreita relação de parceria com seus fornecedores e
apoiando os seus mais de 235 mil colaboradores em todo o mundo.
SRB pressionou BNDES pela saída de irmãos Batista do conselho da JBS
SÃO PAULO (Reuters) - A diretoria da tradicional Sociedade Rural Brasileira (SRB) enviou uma carta ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) defendendo saída dos irmãos Joesley e Wesley Batista do conselho de administração da empresa de alimentos JBS, disse nesta sexta-feira o diretor da SRB Frederico d'Avila.
Na carta, enviada após reunião de diretoria da SRB, a direção da entidade representante dos agricultores e pecuaristas avalia que o BNDESPar, braço de investimentos do banco de fomento, na condição de acionista da JBS, deve pressionar pela saída dos Batista para que a empresa possa continuar a operar em uma melhor situação.
"O compromisso do BNDES é de justamente manter a empresa eficiente e moderna e não parar. Se parar, é igual bicicleta, vai cair", afirmou o diretor da SRB, acrescentando que a JBS passa por uma crise de confiança, na qual muitos pecuaristas temem negociar boi com a empresa e não receber o pagamento.
(Por Roberto Samora)
0 comentário

"Como está nosso agronegócio é a palavra-chave": Bolsonaro fala aos produtores do 6º Seminário A Voz do Campo

Liderança exportadora do agro brasileiro desperta interesse global

Santa Catarina intensifica medidas de defesa sanitária após confirmação de foco de Influenza Aviária no Rio Grande do Sul

Cidasc divulga o período do vazio sanitário e o calendário de semeadura da soja em SC

CNA discute embargos ambientais no Senado

CNA debate normas de segurança no trabalho rural