Protesto impede embarques no porto colombiano de Buenaventura
BOGOTÁ (Reuters) - Um protesto de residentes da cidade portuária colombiana Buenaventura impediu o embarque de centenas de toneladas de carga, disse o governo nesta quarta-feira, acrescentando que autoridades estão negociando com líderes comunitários.
A população está exigindo maior financiamento para a violenta cidade de 415 mil habitantes, muitos dos quais não têm acesso a itens básicos como água corrente. O protesto, que já dura uma semana, bloqueou estradas, impedindo a chegada de café e outros bens aos portos, e desencadeando saques em supermercados na semana passada.
A indústria cafeeira demonstrou preocupação de que a greve poderá atrasar os embarques de grãos de café arábica de alta qualidade no momento em que fortes chuvas já atrasaram a colheita.
Até agora 24.465 contêineres e 229.489 toneladas de carga ficaram presos pela greve, disse o órgão regulador de portos e transportes em nota.
O presidente Juan Manuel Santos, que também está enfrentando uma greve nacional de professores, enviou uma comissão especial a Buenaventura para negociar com líderes locais.
"Esperamos que as negociações de hoje e amanhã nos levem a soluções", disse Guillermo Rivera, vice-ministro do Interior a jornalistas. "Como já dissemos, o governo está completamente disposto a ouvir, discutir e construir soluções para os problemas enfrentados por Buenaventura."
(Por Luis Jaime Acosta)
0 comentário
Diretor da Abbins atualiza sobre regulamentação da produção de bioinsumos on farm no Brasil
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Mercado de Carbono, Logística, Seguro Agrícola, COP29, China, Carrefour e Argentina
ARP#365 - Caminhos para a pecuária do futuro
Focos de raiva herbívora são identificados em Erval Grande/RS
Ministro Fávaro reforça atuação dos adidos agrícolas na abertura de novos mercados globais
Tereos inicia nova fase do Centro de Operações Agroindustriais e incorpora novas atividades e ferramentas para agilizar logística