Vinícolas francesas de Bordeaux poderão perder até metade da safra após geada
BORDEAUX, França (Reuters) - As vinícolas de Bordeaux no sudoeste da França poderão perder até metade de sua safra neste ano após duas noites de geada danificarem as vinhas no fim de abril, disse uma autoridade da indústria de vinhos neste sábado.
Vinhos das regiões de Cognac, Bergerac e Lot-et-Garonne também foram afetados, disse Bernard Farges, chefe do Sindicato de Vinhos Bordeaux e Bordeaux Superior, à Reuters.
"Para os vinhos de Bordeaux... estimamos que o impacto será de perda de quase 50 por cento, dependendo de quantos brotos conseguirão renascer", disse ele.
Incluindo os ganhos perdidos em subcontratantes da indústria de vinhos, o dano total é estimado entre 1 bilhão a 2 bilhões de euros, com a produção de vinho estimada em queda de cerca de 350 milhões de garrafas.
Os danos provocados pela geada variaram amplamente dependendo da área exata, com alguns proprietários podendo perder apenas de 15 a 30 por cento de sua colheita de uvas, mas outros sob o risco de ver sua produção inteira destruída.
(Reportagem de Claude Canellas)
0 comentário
Em defesa dos produtores rurais, CNA vai adotar medidas contra Carrefour e empresas francesas
Portos no BR não estão preparados para receber navios maiores e mais modernos, podendo haver colapso logístico no médio a longo prazo
Ministério da Agricultura e Pecuária apoia PL da Reciprocidade
Aprovação do Mercado de Carbono: o que muda para o agro?
Agricultura brasileira emite, em média, 60% menos carbono do que dados internacionais
Sérgio Souza sobre bioinsumos: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”