Ministro da Agricultura do Paraguai projeta excelentes perspectivas para safra 2017/18; soja é protagonista
O Paraguai obteve "importantes resultados agrícolas" no ano safra 2016/17 e, agora, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG) do país projeta também uma excelente perspectiva para 2017/18 devido a fatores como clima e a recuperação de alguns mercados.
De acordo com o ministro, Juan Carlos Baruja, a soja é a protagonista, com uma produção "muito boa" que alcançou o recorde de 10 milhões de toneladas, o que significa US$3 bilhões de ingressos para a economia do país.
"A soja não se reduz a grande produtores. Também ingressaram cerca de 22 mil pequenos produtores que cultivam soja com menos de 50 hectares. Gente que, associada a médios e grandes produtores, obteve bons resultados", disse.
Igualmente, o ministro também comentou que a produção de arroz teve um importante crescimento de 200%, recuperando o mercado do Brasil e outros com melhores preços. O setor pecuário, por sua vez, teve um início de ano com resultados interessantes comparado ao dos últimos anos.
Outro setor que recuperou terreno foi a agricultura familiar, com melhores preços para a mandioca e um aumento de produtividade de gergelim.
Um bom sinal
Baruja disse que "esses sinais indicam que estamos diante de um bom ano agrícola e que o campo tem uma excelente performance. Quanto ao trigo, cobrimos todo o mercado e há excedente".
O ministro diz que já estão sendo desenhadas estratégias para fazer com que a safra 2017/18 duplique os bons resultados obtidos.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário

Trump pede que Suprema Corte dos EUA intervenha na luta contra as deportações

Petróleo cai com temores de recessão, mas registra terceiro ganho semanal

Forte terremoto em Mianmar mata dezenas de pessoas e também atinge Tailândia

Wall St recua após dados aumentarem preocupações com inflação

Presidente da CNA se reúne com diretor-geral do IICA

Participação do crédito oficial na Safra 25/26 deve cair de 30% para 20%