Setor produtivo dos EUA envia carta a Trump e pede manutenção dos benefícios do NAFTA
Com as recentes sinalizações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a intenção de rever o NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte), entidades do agronegócio norte-americano enviaram uma carta à Casa Branca demonstrando preocupação.
Os grupos agrícolas nos Estados Unidos pedem ao novo líder para considerar os benefícios do acordo ao mercado agrícola norte-americano. Os representantes entendem que há espaço para melhorias, mas dizem que parte do sucesso do NAFTA é a colaboração entre os EUA, Canadá e México.
"Embora algumas lacunas importantes no acesso às exportações dos EUA ainda permaneçam, o aumento do mercado com o NAFTA tem sido uma surpresa para os agricultores, fazendeiros e processadores de alimentos dos Estados Unidos", diz a carta. "As exportações de alimentos e agricultura dos EUA para ambos os países mais do que quadruplicaram, passando de US $ 8,9 bilhões em 1993 para US $ 38,6 bilhões em 2015", acrescenta.
Entre as entidades que assinaram a cartão estão a Federação Americana de Fazendas, Associação Americana de Soja, Associação Nacional dos Produtores de Milho e o Conselho Nacional de Produtores de Suínos.
"Ao longo de sua campanha, o Presidente Trump falou da necessidade de dar aos agricultores um papel ativo para ajudar a tomar decisões políticas que nos afetam. Este é claramente o primeiro desses casos, e estamos ansiosos para nossa parte nesse processo", disse, em comunicado separado, o presidente da Associação de Soja, Ron Moore.
Na carta as entidades destacam a vontade de trabalhar com a nova administração para tornar as indústrias e a economia dos EUA cada vez mais competitiva. "Estamos focados em melhorar nosso país e esperamos trabalhar com o Trump para modernizar o NAFTA".
O comunicado ainda ressalta que a produtividade da agricultura norte-americana têm crescido além da demanda local, por isso o setor - e as comunidades que dela dependem - precisam fortemente das exportações para sustentar preços e receitas.
0 comentário

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos

Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café

Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério

Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão

China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP