Sindicato Rural de LEM inicia treinamento de tratorista agrícola
Com o objetivo de capacitar e inserir novos profissionais no mercado de trabalho, o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) deu início nesta última quarta-feira, 11, ao treinamento de Tratorista Agrícola. A capacitação gratuita na área de mecanização agrícola vai até o dia 13 de janeiro.
Durante toda a manhã, os inscritos participam de aula teórica, onde recebem noções sobre os mecanismos e sistemas do trator, manutenção e operação, bem como também sobre saúde e segurança do trabalhador na operação de tratores e implementos agrícolas. Já no período da tarde participam de demonstração técnica, oportunidade em que identificam os componentes do motor, acoplam implementos para operação em atividades de campo, aprendem a realizar a manutenção ao final da jornada de trabalho e assistem a uma demonstração de operação segura. Na prática, o aluno também aprende a operar o trator agrícola com segurança e otimização da operação.
De acordo com o especialista em Plantio Direto e instrutor em mecanização do Senar/BA, Ingbert Döwich, o treinamento deve contribuir para amenizar, de modo significativo, um problema da região: a qualificação da mão de obra que, apesar de todos os esforços, ainda é um grande desafio em muitas propriedades rurais. “Um colaborador despreparado ou que não conhece integralmente a máquina não só coloca em risco a sua segurança pessoal, como também prejudica o desempenho da máquina. O treinamento deve agregar conhecimento a esses operadores, que vão desempenhar a função com maior rendimento, mais qualidade do serviço e melhor eficiência da máquina”, disse.
Conforme explica a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM), Carminha Missio, o Sindicato cumpre missão muito importante ao abrir diversos treinamentos em mecanização agrícola para a comunidade. “Mais do que ensinar uma nova profissão ou aperfeiçoar os conhecimentos, estamos contribuindo para a inclusão social. Observamos que a maioria dos participantes inscritos possui segundo grau completo, mas não detém conhecimento específico sobre esta área de atuação. Chama a atenção, também, que dos 19 participantes, apenas cinco estejam empregados. E desses cinco, apenas um trabalha na operação do trator. Após este treinamento, com certeza, o profissional poderá ofertar o seu currículo no mercado de trabalho, agora mais preparado tecnicamente”, destaca.
Treinamentos em janeiro
Além do treinamento de tratorista agrícola, a encerrar nesta sexta-feira, 13, o SPRLEM oferta diversos cursos em mecanização agrícola neste mês de janeiro. Os próximos treinamentos a serem ofertados são GPS Máquinas Agrícolas (17 a 19/01), Aplicação de Agrotóxico NR31 (18 a 20/01 e 23 a 25/01) e Pulverizador Agrícola – Autopropelido (24 a 26/01). O interessado em participar dos treinamentos deve ter acima de 18 anos de idade e ser alfabetizado. Para se inscrever, o interessado deve comparecer à sede do Sindicato munido de comprovante de endereço e carteira de habilitação e preencher a ficha de inscrição. Mais informações: 77 3628-2777.
0 comentário
Orçamento e Plano Anual de Trabalho da Emater/RS-Ascar são aprovados para 2025
Índia estende suspensão de negociação de futuros de commodities agrícolas importantes até janeiro
China promoverá modernização de fazendas em promessa de estabilizar produção de grãos
Dólar renova recorde com alta de quase 3% e afeta as cotações dos grãos, na contramão o café sobe com risco de oferta no Brasil
Agro e Prosa Episódio 911 - Produção sustentável de alimento, nutrição animal e biocombustível
Conversa de Cerca #150 - Alceu Moreira é considerado parlamentar mais influente do Congresso