Governo do ES restringe captação de água e quer retomar rodízio
Diante da baixa vazão dos rios que abastecem a Grande Vitória após quase 30 dias sem chuva, o Governo do Estado do Espírito Santo estuda retomar o rodízio no abastecimento de água. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (11). Além disso, uma resolução a ser publicada pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) proíbe a captação de água para fins que não sejam o abastecimento humano durante o dia.
Com a falta de chuvas, as vazões dos principais rios capixabas novamente atingiram níveis críticos, principalmente nas regiões Norte e Noroeste do estado. O Comitê Hídrico do Governo, formado por várias secretarias e órgãos, monitora a situação e as tomadas de decisão.
Restrição de captação de água
A Agerh vai publicar resolução restabelecendo o Cenário de Alerta em todo o estado, definindo regras específicas de uso de água e recomendando uma série de ações por parte da população, dos produtores rurais, dos serviços de abastecimento, das prefeituras, dos órgãos de licenciamento ambiental e das indústrias.
A captação de água para fins que não sejam o abastecimento humano está proibida em todo o estado durante o dia, das 5 às 18 horas. A captação para irrigação ou produção industrial, por exemplo, somente poderá ser realizada no período noturno.
Leia a notícia na íntegra no site G1 - ES.
0 comentário
Soja e milho em Chicago têm mais uma sessão de alta enquanto açúcar em NY consolida perda de quase 6% na semana
Agro e Prosa Episódio 914 - Como atingir máxima produtividades
Carta para o Papai Noel: Pedidos do Agro para 2025 | Ouça o Agro CNA/Senar #153
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Mercados de soja e açúcar e o planto de rastreabilidade da pecuária nacional
Safra 24/25 do Paraná pode chegar a 25,3 milhões de toneladas de grãos
As perspectivas para o agro em 2025, rumo à COP do Brasil