Na Folha: União Europeia passa por concentração na agricultura
A agricultura da Europa passa por uma concentração. As terras vão para as mãos de poucos ou, cada vez mais, para grandes corporações.
De 2005 a 2013, o número de propriedades caiu 26% na União Europeia. Isso dá uma média de redução de 3,7% ao ano, segundo dados do Eurostat (agência de estatísticas do bloco). A Croácia, que entrou no grupo em 2013, não está incluída nessa estatística.
As maiores reduções no número de propriedades agrícolas ocorreram na Eslováquia, que tem uma taxa anual de queda de 12,5%. A seguir vêm Bulgária, Polônia e Itália.
Curiosamente, a Irlanda foi o único país no bloco que teve aumento no número de propriedades: 0,6% ao ano.
A Romênia concentra pelo menos 33% das propriedades do bloco, seguida da Polônia (13%), mas é a França que mais utiliza as terras agrícolas.
Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.
0 comentário

Brasil livre da febre aftosa traz desafios para a defesa agropecuária, avalia Anffa Sindical

Sebrae no Pará impulsiona R$ 9 milhões em negócios com agricultura familiar no estado

Índia reduz imposto de importação sobre óleo vegetal

Centenas de produtores rurais seguem mobilizados no RS, após voto do CMN "trazer mais frustração do que alívio"

CMN autoriza prorrogação de dívidas para produtores rurais gaúchos

ANDA debateu regulamentação de bioinsumos