Mosaic investirá R$134 mi para ampliar operação de fertilizantes em Paranaguá
SÃO PAULO (Reuters) - A Mosaic Fertilizantes, maior produtora global de fosfatados e potássio combinados, anunciou nesta quarta-feira investimento de cerca de 134 milhões de reais em obras para aumentar a capacidade no terminal portuário da Fospar, controlada da empresa em Paranaguá (PR).
O aporte, feito por meio do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), prevê elevar a capacidade de descarga de fertilizantes de 2,4 milhões de toneladas ao ano para 3 milhões de toneladas no porto, o principal para a importação de fertilizantes pelo Brasil.
A norte-americana Mosaic informou que o investimento prevê a construção de um novo armazém com capacidade de 45 mil toneladas, que elevará a capacidade total para 105 mil de toneladas. Haverá também mais um sistema de correia transportadora do píer até o terminal, bem como torres de carregamento de caminhões.
A previsão é que a conclusão das obras de otimização aconteça até o final de 2019, segundo nota da empresa.
Com o investimento, o contrato de arrendamento portuário da Fospar será renovado antecipadamente por mais 25 anos, permitindo a atuação da empresa no terminal até 2048, afirmou a Mosaic.
O anúncio oficial foi realizado nesta quarta-feira pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella Lessa, e pelo secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimento, Moreira Franco, durante cerimônia em Brasília.
(Por Roberto Samora)
0 comentário

Dólar cai ante real com esperança de negociação entre EUA e China

Agrishow 2025 alcança R$ 14,6 bilhões em intenções de negócios com edição focada na pluralidade do agro

Herbicida renasce no Brasil como alternativa ao glifosato e ALS contra plantas daninhas resistentes

220 mil produtores do RS podem ficar inadimplentes caso medidas para prorrogação não venham o quanto antes; pleito continua

FAESC orienta produtores a conferirem propostas do Sistema CNA para o Plano Safra 2025/2026

Produção de amendoim no Brasil mais que dobra em 10 anos