Mosaic investirá R$134 mi para ampliar operação de fertilizantes em Paranaguá
SÃO PAULO (Reuters) - A Mosaic Fertilizantes, maior produtora global de fosfatados e potássio combinados, anunciou nesta quarta-feira investimento de cerca de 134 milhões de reais em obras para aumentar a capacidade no terminal portuário da Fospar, controlada da empresa em Paranaguá (PR).
O aporte, feito por meio do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), prevê elevar a capacidade de descarga de fertilizantes de 2,4 milhões de toneladas ao ano para 3 milhões de toneladas no porto, o principal para a importação de fertilizantes pelo Brasil.
A norte-americana Mosaic informou que o investimento prevê a construção de um novo armazém com capacidade de 45 mil toneladas, que elevará a capacidade total para 105 mil de toneladas. Haverá também mais um sistema de correia transportadora do píer até o terminal, bem como torres de carregamento de caminhões.
A previsão é que a conclusão das obras de otimização aconteça até o final de 2019, segundo nota da empresa.
Com o investimento, o contrato de arrendamento portuário da Fospar será renovado antecipadamente por mais 25 anos, permitindo a atuação da empresa no terminal até 2048, afirmou a Mosaic.
O anúncio oficial foi realizado nesta quarta-feira pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella Lessa, e pelo secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimento, Moreira Franco, durante cerimônia em Brasília.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
IPPA/Cepea: IPPA avança 5,5% em out/24, mas acumula queda de 2,5% no ano
CNA projeta queda de 1,9% no valor bruto da agropecuária do Brasil em 2024
Líderes do Agro: A importância do treinamento do engenheiro agrônomo para a agricultura brasileira
Prosa Agro Itaú BBA | Perspectivas para a indústria da soja e a Lei "Combustível do Futuro"
Fertilizantes produzidos com tecnologias sustentáveis reduzem emissões de gases nocivos e integram nova etapa da agricultura regenerativa
FPA leva produção agropecuária do Brasil para a COP-29