Produtos da agricultura familiar terão custos de produção atualizados
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai atualizar os custos de produção de 21 produtos da agricultura familiar até o fim do ano. Cerca de R$ 100 mil foi liberado esta semana para a cooperação com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, da Casa Civil, por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED).
O levantamento dos custos de produção é necessário para atualização dos preços de referência da Política de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF) e a Conab é quem calcula periodicamente as despesas que o agricultor tem com sua colheita, além de acompanhar o preço dos produtos no mercado.
Pela PGPAF, o agricultor recebe um complemento financeiro (bônus), quando o preço de mercado está abaixo do valor de referência do governo. O bônus é usado na quitação de financiamento de custeio pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), garantindo renda e viabilidade de venda de produtos como laranja, banana, cana-de-açúcar, leite, cebola e pêssego, feijão, milho e outros.
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC