Conab define padrões de qualidade para novos produtos
A Superintendência de Fiscalização de Estoques da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elaborou padrões de qualidade para quatro produtos especiais: açúcar mascavo, açúcar demerara, rapadura e polvilho doce para tapioca. A ação define limites de aceitabilidade para que tais produtos possam ser adquiridos da agricultura familiar pelo governo federal.
A idéia é que tais alimentos sejam comprados por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e, em breve, passem a compor as cestas de alimentos que são regularmente distribuídas pelo governo federal a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional em todo o país.
Para isso, os produtos devem obedecer especificações mínimas. O açúcar do tipo mascavo o teor mínimo exigido para sacarose é de 90%, enquanto para o tipo demerara o índice mínimo a ser considerado é de 96%. Para a rapadura os glicídios totais dever ser de no mínimo 80% e o máximo de 6% para o teor de cinzas. Já para o polvilho doce é necessário ter, entre outras características, amido mínimo de 80% e umidade máxima de 14%.
Na elaboração dos padrões, os técnicos da Conab consideraram a legislação aplicada à classificação de produtos de origem vegetal vigente no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e também os instrumentos normativos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A padronização atende solicitação do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, do município de Arapiraca/AL.
0 comentário

AgroBrasilia reflete uso intenso de tecnologia do produtor rural do DF

Conversa de Cerca #162 - Pesquisadora brasileira da Embrapa Soja é laureda com prêmio internacional conhecido como "Nobel da Agricultura"

Brasília, capital do Brasil, tambem pode ser chamada de capital da semente

Milho sobe na B3 e na CBOT nesta 4ª com clima desfavorável nos EUA e Argentina

APS registra lucro de R$ 74,7 milhões em abril e acumula R$ 70,9 milhões no ano

Operações de crédito em moeda estrangeira são opções para produtores de soja e algodão