Sete produtos da agricultura familiar receberão bônus em março

Publicado em 11/03/2016 13:37

Neste mês de março, os agricultores familiares terão desconto automático no pagamento do financiamento em sete produtos: babaçu, borracha natural, cacau, cana-de-açúcar, feijão caupi, trigo e triticale. O bônus é dado por meio do Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF) àqueles produtores que têm financiamento pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O percentual do desconto é calculado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para os produtos que, no mês anterior, ficaram abaixo do preço mínimo estabelecido pelo governo federal. A lista de março foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 9.

Os descontos foram calculados com base no preço de mercado de fevereiro e têm validade entre 10 de março e 9 abril. O babaçu terá bônus em cinco estados: Pará (55,82 %), Tocantins (57,43 %), Ceará (43,78 %), Maranhão (45,78 %) e Piauí (34,94 %). Com relação aos demais produtos, a borracha natural terá bônus em Goiás (11,5 %); cacau, no Amazonas (19,31 %); cana-de-açúcar, no Ceará (0,27 %) e Espírito Santo (10,05 %); feijão caupi, no Amazonas (5,26 %); trigo, no Rio Grande do Sul (3,06 %); e triticale, no Paraná (9 %) e em Santa Catarina (8,26 %).

A Conab faz mensalmente o levantamento de preços praticados nas principais praças de comercialização dos produtos da agricultura familiar contemplados pela PGPAF. A lista de produtos é definida uma vez ao ano pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), órgão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário