Aprosoja apoia programa de certificação para pulverização aérea

Publicado em 22/06/2015 18:27

Entidade deve estimular a adesão à Certificação Aeroagrícola Sustentável, programa de boas práticas coordenado por professores da Unesp, UFLA e UFU
 
A Aprosoja, uma das principais entidades do agronegócio brasileiro, anunciou nesta segunda-feira (22/06) o seu apoio à Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS), um programa de boas práticas na aviação agrícola, que visa evitar acidentes especialmente na aplicação de defensivos. O CAS é uma realização da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) e é coordenado por professores da Unesp-Botucatu, Universidade Federal de Lavras e Universidade Federal de Uberlândia.
 
“Por meio desta parceria institucional, pretendemos chamar a atenção de nossos associados sobre a importância da certificação CAS. Acreditamos que os treinamentos ajudarão a reduzir os riscos da atividade e vão contribuir para uma aplicação de defensivos mais efetiva, organizada e responsável”, afirma Nery Ribas, diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).
 
O CAS conta atualmente com cerca de 47 empresas certificadas em todo o Brasil. A parceria com a Aprosoja, porém, deve criar uma demanda maior pelos serviços certificados de pulverização, o que pode estimular a adesão de novas empresas. Estima-se que no Brasil existam aproximadamente 2.000 aeronaves trabalhando com pulverização aérea de defensivos.
 
De acordo com Ulisses Antuniassi, professor da Unesp e coordenador do programa, o objetivo principal é conscientizar pilotos e empresas aéreas dos riscos ambientais existentes no trabalho de pulverização. “O princípio fundamental do CAS é promover a segurança ambiental da aplicação. O programa de certificação incentiva o uso das boas práticas na aplicação aérea e esses conceitos ajudam a reduzir o risco de deriva e de possíveis impactos ambientais na aplicação aérea”, diz.
 
A ideia, porém, é expandir as parcerias para outras associações setoriais e tornar o CAS ainda mais conhecido entre os produtores rurais. “A parceria com a Aprosoja é muito importante para o desenvolvimento do projeto. Mas o nosso objetivo é trazer mais gente para o CAS e mostrar aos agricultores de todo o Brasil a importância de uma aplicação aérea bem feita”, completa Fábio Kagi, gerente de Educação e Treinamento da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), apoiadora do projeto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário